Espanha prepara-se para receber o clima de outono, já esta semana, devido a uma massa de ar polar vinda do Atlântico que provocará uma queda atípica e abrupta das temperaturas (em até 10 graus) e que poderá ser acompanhada de neve. Em Portugal, o único efeito dessa situação meteorológica será o vento - que já colocou hoje Lisboa sob aviso amarelo. Depois, os termómetros prometem subir.
De acordo com a Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) espanhola, uma corrente de ventos húmidos que atingirá toda a Europa Ocidental e uma Depressão Isolada de Alto Nível (DANA) aproximam-se de Norte e Oeste do país vizinho a partir desta terça-feira, o que irá trazer chuva e frio.
Ao Notícias ao Minuto, o meteorologista Pedro Sousa, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explica que é na metade Nordeste da Península Ibérica que aquela situação meteorológica "se fará notar mais". Ou seja, esta massa de ar polar poderá ter "bastante relevância para Espanha", mas não deverá ter relevância nenhuma para o nosso país.
"Nós na verdade nem vamos ter anomalias negativas", acrescentou, fazendo notar que, em Portugal, o único efeito dessa corrente de Norte que está a afetar a Europa Ocidental é o vento mais forte que vamos sentir nos próximos dias, mas que não irá "transportar uma massa de ar frio para a nossa região".
🧣Confirmada la llegada de una masa de aire muy frío para la época a partir del jueves.
— AEMET (@AEMET_Esp) September 10, 2024
A primera hora del viernes y sábado habrá que abrigarse: numerosas zonas bajarán de los 10 °C y algunas capitales de la mitad norte, como Burgos, Soria o Vitoria-Gasteiz, incluso de los 5 °C pic.twitter.com/0i3g22TnUo
"Hoje e amanhã vai manter-se este padrão" e, para sexta-feira, prevê-se uma "subida de temperatura que será até bastante significativa".
"A partir de sexta-feira, essa corrente de Norte, essa massa de ar frio vai se deslocar mais para a Europa Central, vai se afastar mais para Leste, e o anticiclone vai estender-se até à Europa Ocidental e, então, vem induzir uma corrente mais de Leste, que introduz então essa subida de temperatura e massas de ar bastante mais quentes. Essa subida da temperatura inicia-se na sexta-feira e será gradual pelo menos até domingo", explica o meteorologista Pedro Sousa.
De acordo com as previsões, na sexta-feira, os termómetros vão atingir ou mesmo superar os 30º em vários distritos do continente.
Os distritos mais quentes serão Beja e Évora, que podem chegar aos 34º e Setúbal, onde a máxima prevista é de 35º. No Porto, em Aveiro e na Guarda os termómetros podem chegar aos 26º, em Faro aos 30º e em Lisboa aos 31º.
Estes valores vão subindo de forma gradual até domingo e, na segunda-feira, "teremos ainda temperaturas ainda bastante elevadas", segundo o IPMA.
Leia Também: Distrito de Lisboa sob aviso amarelo devido ao vento forte