Centenas combatem chamas em Portugal. Há nove incêndios em curso

Nove incêndios estavam em curso pelas 17h45 no continente, sendo os mais significativos o da Caranguejeira, Leiria, e de Oliveira de Azeméis, segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Notícia

© Lusa

Lusa
14/09/2024 18:16 ‧ 14/09/2024 por Lusa

País

Incêndios

Na freguesia da Caranguejeira, no concelho de Leiria, um incêndio que deflagrou às 15h50 consumia uma zona de povoamento florestal, sem risco de habitações por perto, disse à agência Lusa o comandante de permanência às operações do Comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Leiria, às 17h31.

 

Segundo esta fonte, estava a ser feito um esforço no terreno para reforçar os meios para combater uma frente de fogo ativa.

"De acordo com a análise que temos, o vento não nos vai preocupar nas próximas uma a duas horas", acrescentou.

Às 17h33, estavam mobilizados 185 operacionais, apoiados por 50 viaturas e oito meios aéreos.

Com alerta às 15h49, o incêndio em zona de mato, na localidade de Ossela, concelho de Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, mobilizava 182 operacionais, apoiados por 51 viaturas e nove meios aéreos, às 17:44.

Em Silvares, o fogo que foi considerado o mais preocupante e causou ferimentos em três bombeiros, um deles foi assistido no local e dois com feridos ligeiros transportados para uma unidade hospitalar, "mas que não inspiraram cuidados de maior", já se encontrava em resolução, desde as 17:23.

Na consolidação das operações ainda estavam 616 operacionais, apoiados por 202 viaturas e quatro meios aéreos.

No balanço que fez às 13 horas, segundo a ANEPC, tinha sido afetada, até então, uma área de cerca de 1.050 hectares, "mas este incêndio tem um potencial de 10.000 hectares", indicou o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes.

Às 17h33, registavam-se ainda incêndios ativos em Vila Boa de Quires e Maureles (Marco de Canaveses), Sarraquinhos (Montalegre), Vermoim (Vila Nova de Famalicão), Agrela e Serafão (Fafe), Sequeira (Braga), Guisande e Oliveira (Braga) e Ferreira (Paços de Ferreira).

Leia Também: Incêndios em Silvares, Aguiar da Beira e Pombal são os mais preocupantes

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas