Do pedido de "ajuda" aos bombeiros. Incêndios por cá são notícia lá fora

Portugal foi fustigado, desde domingo, por vários incêndios em diferentes regiões. As chamas têm sido notícia por cá, mas também lá fora, merecendo destaque em alguns meios de comunicação internacionais.

Notícia

© Octavio Passos/Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
16/09/2024 19:36 ‧ 16/09/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Incêndios

Vários incêndios geraram um enorme aparato no combate às chamas, entre ontem e esta segunda-feira, em vários pontos do país, levando ao corte de estradas, evacuações e ao destacamento de milhares de operacionais.

 

Os incêndios dominam a atenção dos meios de comunicação social nacionais, e também de alguns meios internacionais.

Entre eles estão a britânica BBC, que destaca que "aviões de combate a incêndios da União Europeia ajudam no combate a incêndios florestais em Portugal", e o espanhol El País, com o título "Portugal pede ajuda aérea à UE perante avanço de 43 incêndios em simultâneo".

Já as agências de notícias Reuters e Associated Press também se debruçaram sobre a atual situação em Portugal, destacando, respetivamente, que "Portugal pede à Europa ajuda à medida que incêndios florestais lavram" e "Incêndios florestais no Norte de Portugal levam a evacuações e interrupções nos transportes".

Também a norte-americana Bloomberg destacou os incêndios por cá, com o título "Bombeiros portugueses enfrentam chamas na região de Aveiro", e a cadeia televisiva francesa TF1 avançou que "Portugal pediu ajuda à Europa, apesar da mobilização de 2.500 bombeiros".

Perto de cinco mil operacionais combatiam às 17h40 de hoje os 126 incêndios ativos em Portugal Continental, sendo o que deflagrou no domingo no concelho de Oliveira de Azeméis aquele que mobiliza mais meios, segundo a Proteção Civil.

De acordo com a informação disponível às 17h40 no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no terreno a combater os fogos ativos estavam 4.946 operacionais, apoiados por 1.500 viaturas e 39 meios aéreos.

Leia Também: AO MINUTO: Dois mortos em incêndios em Aveiro; Há vários desalojados

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas