Vários incêndios geraram um enorme aparato no combate às chamas, entre ontem e esta segunda-feira, em vários pontos do país, levando ao corte de estradas, evacuações e ao destacamento de milhares de operacionais.
Os incêndios dominam a atenção dos meios de comunicação social nacionais, e também de alguns meios internacionais.
Entre eles estão a britânica BBC, que destaca que "aviões de combate a incêndios da União Europeia ajudam no combate a incêndios florestais em Portugal", e o espanhol El País, com o título "Portugal pede ajuda aérea à UE perante avanço de 43 incêndios em simultâneo".
Já as agências de notícias Reuters e Associated Press também se debruçaram sobre a atual situação em Portugal, destacando, respetivamente, que "Portugal pede à Europa ajuda à medida que incêndios florestais lavram" e "Incêndios florestais no Norte de Portugal levam a evacuações e interrupções nos transportes".
Também a norte-americana Bloomberg destacou os incêndios por cá, com o título "Bombeiros portugueses enfrentam chamas na região de Aveiro", e a cadeia televisiva francesa TF1 avançou que "Portugal pediu ajuda à Europa, apesar da mobilização de 2.500 bombeiros".
Perto de cinco mil operacionais combatiam às 17h40 de hoje os 126 incêndios ativos em Portugal Continental, sendo o que deflagrou no domingo no concelho de Oliveira de Azeméis aquele que mobiliza mais meios, segundo a Proteção Civil.
De acordo com a informação disponível às 17h40 no 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no terreno a combater os fogos ativos estavam 4.946 operacionais, apoiados por 1.500 viaturas e 39 meios aéreos.
Leia Também: AO MINUTO: Dois mortos em incêndios em Aveiro; Há vários desalojados