Luís Montenegro esteve reunido com André Ventura e Rui Rocha durante a manhã de segunda-feira, 23 de setembro, foi avançado durante a tarde pelo Observador, após o canal televisivo CNN Portugal ter noticiado também um encontro entre o primeiro-ministro e o líder do Chega.
O gabinete de Luís Montenegro, de forma a abordar este assunto, enviou uma nota às redações onde dava conta que “não há reuniões secretas na residência oficial do primeiro-ministro”, mas sim “encontros com entidades e personalidades de várias áreas, incluindo líderes políticos, sobre temas de interesse nacional, que ocorrem muitas vezes com discrição e sem a presença da comunicação social”.
Acusado de “indisponibilidade recorrente” para discutir o Orçamento do Estado para 2025, o secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos abordou estas reuniões e acrescentou que “o Governo tinha medo de ser apanhado a ter reuniões secretas com o Chega, nomeadamente, e tinha a necessidade de mostrar que quer, que tentou e que procurou reunir-se com o Partido Socialista”.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, à margem da nota do gabinete, comentou também, esta segunda-feira, as reuniões que teve com os líderes do Chega, André Ventura, e da Iniciativa Liberal (IL) , Rui Rocha, onde divulgou que o próprio, quando era líder da oposição, também foi “algumas vezes” ao palácio de São Bento sem o conhecimento da comunicação social.
“Nesta residência onde nos encontramos, a residência oficial do primeiro-ministro, não há reuniões secretas”, vincou Luís Montenegro, à semelhança do comunicado enviado pelo seu gabinete às redações. E destacou, ainda, que estas reuniões são “um traço de normalidade e maturidade democrática”.
O líder da IL, Rui Rocha veio, de igual modo, pronunciar-se sobre este assunto e garantiu não ter muitos encontros não públicos com o primeiro-ministro. Apesar de tudo, afirma que já teve “alguns, sim”, mas desmente que a reunião desta segunda-feira tenha sido marcada de véspera.
“Foi no dia 10 de setembro, quando uma delegação da Iniciativa Liberal esteve com uma delegação do Governo a discutir o Orçamento do Estado. Eu e o primeiro-ministro falámos telefonicamente e o que o primeiro-ministro me disse na altura é que gostaria de ter uma conversa mais à frente, sobre o mesmo tema, depois de conversar com Pedro Nuno Santos. A reunião, na sequência desse telefonema, aconteceu depois de haver um contacto na sexta-feira passada”, divulgou Rui Rocha, em entrevista à CNN Portugal.
Ainda relativamente a estas reuniões, o Líder da IL reiterou que “é mais benéfico que possam acontecer com algum recato”.
Leia Também: Montenegro vai defender entrada de dois países africanos para Conselho da ONU