A Polícia de Segurança Pública (PSP) informou, esta terça-feira, que o jogo entre o Sport Lisboa e Benfica e o Club Atlético de Madrid, que decorre amanhã, 2 de outubro, no Estádio da Luz, é considerado de "risco elevado" e divulgou os constrangimentos rodoviários nas áreas envolventes ao estádio, além de alguns conselhos para os adeptos.
O jogo, sublinhe-se, conta para a segunda jornada da Liga dos Campeões e realiza-se pelas 20h00. "De acordo com a legislação nacional em vigor, este é considerado um evento de 'risco elevado', prevendo-se a lotação de aproximadamente 60 mil pessoas", explicou a PSP.
A hora de abertura das portas do estádio está prevista para as 18h00, mas a PSP irá iniciar a sua "ação durante a manhã, incidindo do âmbito de fiscalização do estacionamento e da circulação automóvel, bem como o patrulhamento na baixa da cidade de Lisboa".
Assim, preveem-se os seguintes constrangimentos:
Segundo a PSP, "existirão condicionamentos de trânsito a partir das 17h30 na Avenida do Colégio Militar".
Já a partir das 18h00, "existirão os condicionamentos normais decorrentes do fluxo de trânsito na Avenida General Norton de Matos, Avenida Lusíada, e Avenida Machado dos Santos na chegada das equipas (18h30 e 18h45) ao Estádio da Luz, bem como a envolvente à estação do Metropolitano de Alto dos Moinhos (Rua João de Freitas Branco), onde ficarão situados os equipamentos (roulottes) de restauração e bebidas (Rua Frei Luís de Granada, Rua Hernâni Lopes)".
A PSP aconselha aos adeptos:
- A deslocarem-se para o Estádio da Luz em transportes públicos, evitando trazer as suas viaturas para as imediações do mesmo;
- A chegarem com antecedência, dada a elevada afluência ao estádio e a necessidade de realização dos necessários procedimentos de segurança;
- No caso de serem utilizadas viaturas próprias, ao estacionamento em parques destinados para o efeito;
- Evitar portar malas e mochilas para o interior do recinto desportivo.
Recorde-se que, segundo a legislação em vigor, é crime:
- A distribuição e venda de títulos de ingresso falsos ou irregulares;
- A prática de dano em transporte público, instalação ou equipamento utilizado pelo público;
- Participação em rixa na deslocação para ou do espetáculo desportivo;
- A entrada não autorizada de qualquer pessoa na área de competição (relvado);
- Agressões, provocadas individualmente ou em grupo.
Na nota, a autoridade afirmou que destacará para o evento um "dispositivo policial entendido como adequado às circunstâncias, onde se incluem diversas valências da PSP", de forma a "garantir a segurança de pessoas e bens, quer no interior, quer no exterior do complexo desportivo, a manutenção da ordem pública, e tentará minimizar os impactos dos condicionamentos rodoviários necessários a esta operação de segurança".
Apelou ainda a "que os adeptos que se desloquem ao estádio adotem comportamentos de fair play desportivo, que evitem ações que ponham em causa a segurança de terceiros bem como a perturbação da ordem e tranquilidade públicas e que respeitam as instruções dos polícias ali em serviço".
Leia Também: Tenta agredir PSP após expulsão de avião por "comportamento desordeiro"