O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reiterou, esta quinta-feira, à margem de uma visita à Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, no âmbito do início do ano letivo, que acredita que o Orçamento do Estado (OE) para 2025 vai ser aprovado.
"Sobre Orçamento já disse o que tinha a dizer. Até ao último minuto, até ao último segundo, acredito que vai haver Orçamento", disse o Chefe de Estado.
Questionado sobre a possibilidade de ter aconselhado Luís Montenegro a fazer um acordo com o Chega, Marcelo Rebelo de Sousa salientou que "um Conselho de Estado serve para os conselheiros aconselharem o Presidente e falarem entre si", acrescentando que "o Conselho de Estado foi um passo importante para a exposição e compreensão dos pontos vista, para as pessoas abrirem novos horizontes, agora o que isso significa ou não, os protagonistas é que decidem".
"Nós que vivemos o dia a dia, temos a noção que o problema do Orçamento é uma questão que é para ser resolvida amanhã, senão hoje mesmo. Eu tenho a experiência da minha velhice que há Orçamentos que são decididos no último minuto. Ora o último minuto é no final de novembro", realçou ainda, sem dizer se acredita (ou não) se o OE2025 vai ser decidido hoje, no encontro entre o Governo e o PS.
Porém, reiterou que a sua percepção é que "vai haver Orçamento e que isso é bom para a estabilidade". "Até ao lavar dos cestos é vindima e ainda estamos na vindima", notou.
Sobre a sua presença na Escola Secundária Alves Martins, Marcelo Rebelo de Sousa revelou que vai falar, sobretudo, aos alunos sobre a experiência de serem estudantes "que é única".
Leia Também: Marcelo vê "moderados não terem empatia nenhuma entre si"