Meteorologia

  • 16 OCTOBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 22º

Atendimento na urgência do hospital de Penafiel só após ligar para SNS24

Os doentes que queiram ser atendidos na urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel, a partir de terça-feira, terão de ser referenciados previamente pela linha telefónica "SNS 24", informou hoje a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa.

Atendimento na urgência do hospital de Penafiel só após ligar para SNS24
Notícias ao Minuto

16/10/24 15:45 ‧ Há 2 Horas por Lusa

País SNS24

"Todos os utentes cuja situação clínica não seja considerada urgente na triagem do SNS 24, serão encaminhados para consulta nos centros de saúde, com agendamento de consulta para o próprio dia ou para o dia seguinte", avançou à Lusa fonte hospitalar.

 

Indica-se, ainda, que os utentes que não tenham ligado para linha telefónica "SNS24" antes de chegarem à urgência, terão de o fazer no local, sendo disponibilizado um telefone dedicado para o efeito.

Já o atendimento a utentes encaminhados pelos serviços de emergência médica e pelos cuidados de saúde primários, mantém-se como até agora, acrescenta-se.

O projeto, genericamente denominado "Ligue Antes, Salve Vidas", já em execução noutras ULS do país, de acordo com uma política nacional, conta com o apoio das autarquias do território ao nível da divulgação e avançará com uma campanha informativa nos órgãos de comunicação social e outros meios.

A ULS do Tâmega e Sousa, com sede em Penafiel, compreende 11 municípios, a maioria do distrito do Porto, com uma população superior a meio milhão de pessoas.

Numa primeira fase, está prevista a implementação do projeto no Hospital Padre Américo, mas o objetivo será alargar as medidas aos serviços de urgência de Amarante e de Cinfães.

O presidente da administração daquela ULS, Henrique Capelas, em declarações à Lusa, assinalou estar em causa, com esta medida, "uma mudança de paradigma na forma como se vê o atendimento num serviço de urgência".

"Um dos maiores problemas do sistema de saúde, atualmente, é o acesso indevido a estes serviços, o que coloca uma pressão acrescida na atividade assistencial", recordou.

Para o responsável, trata-se de "um caminho necessário e benéfico", referindo a importância de sensibilizar a população para a mudança de hábitos".

A alteração hoje anunciada, e publicada em Diário da República, permitirá reorientar a atividade assistencial dos serviços de urgência "para as situações efetivamente urgentes", anotou.

Já o diretor clínico dos cuidados de saúde primários naquela unidade local de saúde, Rui Aguiar, assinalou que "este é o projeto certo para mostrar que os cuidados de saúde primários estão preparados para a crescente necessidade de complementaridade com os cuidados hospitalares".

Leia Também: Governo pretende reforçar acordos na Saúde com setores social e privado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório