Foram apreendidos, na passada quarta-feira, 3.100 quilos de berbigão imaturo na localidade de Estarreja, anunciou a Guarda Nacional Republicana (GNR) num comunicado enviado às redações este domingo.
A apreensão aconteceu no âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro.
Durante a ação, desencadeada com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura, transporte e armazenamento de bivalves vivos, os militares da Guarda "intercetaram e fiscalizaram um veículo pesado de mercadorias, que transportava os moluscos bivalves sem a documentação legal obrigatória e sem possuir as medidas regulamentares para ser comercializado".
Segundo a mesma nota, "no decorrer da operação foi identificado o condutor do veículo e a empresa proprietária dos bivalves, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 125.000 euros".
Os bivalves foram encaminhados para a Lota de Aveiro, a fim de serem submetidos ao controlo higiossanitário.
A GNR relembra que a "captura deste tipo de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem do bivalve fulcral para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo".
Leia Também: ASAE detém representante de empresa em Grândola e apreende marisco e pescado