Meteorologia

  • 23 OCTOBER 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 25º

Absolvido advogado acusado de abusar de refugiada que acolheu no Porto

O tribunal de São João Novo absolveu hoje o advogado de 46 anos, residente no Porto, acusado de abusar sexualmente de uma refugiada ucraniana que acolheu em 2022, juntamente com duas amigas, em casa.

Absolvido advogado acusado de abusar de refugiada que acolheu no Porto
Notícias ao Minuto

23/10/24 15:16 ‧ Há 2 Horas por Lusa

País Tribunal

"Não ficou provada a tese da acusação, mas também não ficou provada a sua tese [de defesa]", disse a presidente do coletivo de juízes durante a leitura do acórdão.

 

Referia a acusação que o advogado acolheu a refugiada ucraniana e as duas amigas desta em março de 2022 na sua residência, onde vivia com a família, tendo-lhes um mês depois arranjado uma casa para morarem próxima da sua, local onde ficaram até setembro.

De acordo com o Ministério Público, o arguido e a sua família mantiveram "contacto próximo" com a vítima e as amigas com quem saiam "muitas vezes" e quem ajudavam.

No dia 10 de setembro, indicava a acusação, o advogado organizou uma festa em casa e convidou as três mulheres ucranianas que, pelas 04:00, foram embora para a habitação onde residiam, sublinha.

Sustentava a acusação que, no dia seguinte, pelas 07:00, o arguido foi a casa daquelas e deitou-se na cama da vítima, aproveitando-se do facto de ela estar "a dormir profundamente, alcoolizada e inconsciente", e abusou-a sexualmente.

Ainda de acordo com a acusação, devido a este episódio a vítima "passou a exibir pensamentos suicidas, toma medicação antidepressiva e necessita de apoio psicológico".

Leia Também: 145.000 crianças de Gaza com 2.ª dose da vacina contra a poliomielite

Recomendados para si

;
Campo obrigatório