Perante a elevada procura por doentes não urgentes, a ULSAM criou a urgência pediátrica referenciada, com o "objetivo de reabrir o Serviço de Urgência Pediátrica em permanência 24 horas, depois de o mesmo ter sido encerrado no período noturno em novembro de 2023", refere a associação, que promove a iniciativa.
Este prémio, que conta com o apoio da farmacêutica AbbVie, pretende reconhecer projetos inovadores e que tenham um impacto na melhoria dos cuidados de saúde prestados em Portugal.
"O projeto pretendeu diminuir os atendimentos noturnos de forma a permitir uma redução da equipa médica em permanência, mas garantindo o atendimento a doentes urgentes, criando uma alternativa efetiva para os restantes utentes em menos de 24 horas", adianta a APAH.
Segundo a associação, nos primeiros cinco meses do projeto - entre 06 de fevereiro e 30 de junho - a urgência pediátrica referenciada reduziu o número de idas à urgência no período noturno em 39,9% e o número de utentes em 57,6%.
A grande maioria das idas à urgência pediátrica da ULS Amadora-Sintra, que gere o hospital Fernando Fonseca, foram através de referenciação pela linha SNS 24 (82,4%).
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas, uma à ULS de Santo António, pelo seu projeto "Malnutrição Hospitalar", e outra à ULS de São José, pela implementação da "Hospitalização Domiciliária Obstétrica", adianta a organização que representa os administradores e gestores da área da saúde.
Os projetos finalistas do prémio Healthcare Excellence foram avaliados de acordo com critérios como o impacto nos cuidados de saúde, medidos por indicadores de acesso, inovação, replicabilidade em outras instituições de saúde e qualidade da apresentação final.
Leia Também: Novo hospital de Sintra vai continuar integrado na ULS Amadora-Sintra