Governo mostra "maior pesar" por mortes em Espanha e dispõe-se a ajudar
Pelo menos 51 pessoas morreram devido às chuvas torrenciais e inundações que se seguiram, de acordo com o governo regional da Comunidade Valenciana.
© Getty Images
País Governo
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou, esta quarta-feira, o "maior pesar" pelo número de vítimas registadas na sequência das inundações que assolaram a região de Valência, em Espanha, na última noite e madrugada, tendo assegurado que o seu Executivo está disponível "para toda a ajuda necessária".
"O Governo português expressa o maior pesar pelo elevado número de vítimas das inundações registadas em Espanha, mostra solidariedade a todo o povo e ao governo espanhol e disponibiliza-se para toda a ajuda necessária", escreveu o chefe do Governo, na rede social X (Twitter).
Saliente-se que pelo menos 51 pessoas morreram devido às chuvas torrenciais e inundações que se seguiram, de acordo com o governo regional da Comunidade Valenciana.
Na última noite, a precipitação na região de Valência foi a mais elevada em 24 horas desde 11 de setembro de 1966, segundo dados oficiais.
O governo português expressa o maior pesar pelo elevado número de vítimas das inundações registados em Espanha, mostra solidariedade a todo o povo espanhol e ao @desdelamoncloa e disponibiliza-se para toda a ajuda necessária. @sanchezcastejon
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) October 30, 2024
O governo de Espanha criou também uma comissão de crise para acompanhar os efeitos da tempestade na costa mediterrânica e mais de mil militares de uma unidade especial de emergência foram enviados para o terreno.
Segundo o serviço de emergências da Comunidade Valenciana, cerca de 200 pessoas foram resgatadas durante a madrugada de diversos locais, mas as equipas de proteção civil e de militares que estão no terreno continuam sem acesso a várias zonas afetadas, por haver vias inundadas e destruídas ou infraestruturas afetadas.
Leia Também: Carros arrastados e estradas como rios: As inundações mortais em Espanha
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com