Meteorologia

  • 30 OCTOBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"Parabéns!" Marinha Portuguesa celebra 87 anos do Navio-Escola Sagres

A embarcação, que integrou o organismo em 1962, encontra-se "em doca seca, a efetuar um período de reparações e beneficiações, para que em 2025 continue a navegar pelos mares e oceanos do mundo em representação da Marinha e de Portugal".

Notícias ao Minuto

30/10/24 12:04 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

A Marinha Portuguesa assinalou, esta quarta-feira, os 87 anos do Navio-Escola Sagres (NRP Sagres), que se encontra atualmente "a efetuar um período de reparações e beneficiações".

 

"Faz hoje, dia 30 de outubro 1937, 87 anos que o NRP Sagres foi lançado à água nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo na Alemanha", começou por recordar a entidade, nas rede sociais.

A Marinha deu ainda conta de que a embarcação, que integrou o organismo em 1962, se encontra "em doca seca, a efetuar um período de reparações e beneficiações, para que em 2025 continue a navegar pelos mares e oceanos do mundo em representação da Marinha e de Portugal".

"Parabéns pelos 87 anos, Sagres!", rematou.

Recorde-se que o NRP Sagres foi construído em 1937, nos estaleiros Blohm & Voss, em Hamburgo, tendo sido apelidado de ‘Albert Leo Schlageter’.

Este foi o terceiro de uma série de quatro navios construídos para a marinha alemã que, em 1962, foi incorporado na Marinha Portuguesa como navio-escola e com o nome Sagres.

"O atual navio-escola Sagres foi cedido à Marinha do Brasil, com o intuito de fazer face aos danos causados pelos submarinos alemães aos seus navios, durante a guerra. Em 1961 foi adquirido por Portugal, no sentido de substituir a antiga Sagres, que, curiosamente, também havia sido navio alemão", apontou a Marinha.

A embarcação, que funciona como embaixada itinerante de Portugal, tem como missão representar a Marinha e o país, visitando, por isso, portos estrangeiros com frequência.

Sublinhe-se também que o NRP Sagres "é o navio mais condecorado da Marinha Portuguesa e o único a ostentar condecorações estrangeiras no respetivo estandarte nacional".

Leia Também: Aveiro. Marinha apoia resgate de 2 pessoas a bordo de embarcação avariada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório