"Precipitação forte". IPMA reforça alerta entre quinta-feira e domingo
Com a mudança do estado do tempo, estão "reunidas condições para a ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada", sobretudo nas regiões Centro e Sul.
© Jorge Mantilla/NurPhoto via Getty Images
País IPMA
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) reforçou, esta quinta-feira, o alerta sobre chuvas entre esta quinta-feira e o próximo domingo, dia 17 de novembro, frisando que "não se pode descartar a possibilidade de um mesmo local ser atingido por precipitação forte em diferentes momentos". Face ao agravamento do estado do tempo, os distritos de Beja e Faro foram colocados sob aviso laranja.
Num comunicado, divulgado no seu site, o IPMA adiantou que "ocorreu uma mudança do estado do tempo em Portugal continental" devido a uma "depressão fria centrada a norte da Madeira".
Com a mudança do estado do tempo, estão "reunidas condições para a ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, com queda ocasional de granizo, em particular nas regiões Centro e Sul, até à manhã de dia 17".
O agravamento do estado de tempo deverá ter um "impacto mais significativo no Baixo Alentejo, Algarve, Setúbal, Lisboa e Santarém", onde podem também ocorrer "fenómenos extremos de vento".
São também expectáveis "valores de precipitação da ordem de 10 a 20 mm acumulados numa hora, existindo também a probabilidade, em menor grau, de localmente os valores de precipitação superarem 20 mm", nas regiões Centro e Sul.
"Entre 14 e 17 de novembro, não se pode descartar a possibilidade de um mesmo local ser atingido por precipitação forte em diferentes momentos", alertou o IPMA.
Amanhã, os distritos de Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre e Castelo Branco estarão sob aviso amarelo devido à chuva. Já Beja e Faro estão sob aviso laranja.
Leia Também: GNR acusado de não multar empresário e filha deste a troco de dinheiro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com