RTP. Pedro Duarte acusa oposição de querer "que o país ande para trás"

O ministro dos Assuntos Parlamentares referiu que o Governo quer dar "mais valor" à RTP e que quer modernizá-la.

Notícia

© PSD/ Flickr

Notícias ao Minuto
22/11/2024 21:22 ‧ 22/11/2024 por Notícias ao Minuto

País

RTP

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, criticou a oposição por querer "boicotar" o trabalho do Governo em resposta à medida do Bloco de Esquerda aprovada, esta tarde, que trava a redução da publicidade na RTP durante o próximo ano.

 

Questionado pelos jornalistas à margem da inauguração do estádio universitário, no Porto, se tinha sido uma surpresa, o ministro destacou que "há dois pontos que não são surpreendentes".

"O primeiro é que nós percebemos, e acho vai ficando mais claro aos olhos dos portugueses, que temos um Governo que quer levar o país para a frente, quer governar [...] e temos uma coligação negativa no parlamento de diferentes forças que têm como objetivo boicotar [...] o trabalho do Governo", realçou Pedro Duarte, destacando ainda que "há um Governo que quer empurrar o país para a frente e parece haver uma oposição que quer que o país ande para trás". 

Quanto ao segundo "ponto" disse que "é um pouco inaudito que se tente, através do Orçamento do Estado (OE), ter proclamações políticas, que são legítimas, não digo que não, mas que não deve ser feito em sede de Orçamento do Estado", uma vez que "essa medida em particular não é uma medida que tenha qualquer implicação para o OE do país".

O ministro dos Assuntos Parlamentares destacou que a medida "não está ainda tomada pelo governo", acrescentando que é no "âmbito de um contrato de serviço público a ser celebrado entre o Governo e a RTP" que será feito "nos próximos meses, mas ainda vai demorar a chegarmos a esse momento e, portanto, não tem qualquer implicação em termos de Orçamento do Estado". 

Pedro Duarte ressalvou que "esta não é uma medida do orçamento", esclarecendo que "não foi reprovada nenhuma proposta do governo".

Disse que: "Há uma manifestação de intensões que a ser concretizado será um contrato com a RTP, não passa pelo Parlamento e muito menos pelo Orçamento do Estado". 

O ministro criticou a oposição afirmando que "a leitura que nós fazemos" é que "há uma vontade [das oposições] de, por um lado utilizarem o OE para fazerem política partidária e, por outro, há uma vontade de obstaculizar, boicotar, sabotar o que é uma vontade de transformação por parte do Governo". 

"Nós temos humildade suficiente para perceber que não temos maioria absoluta no Parlamento e nós saberemos sempre respeitar as decisões dos outros, como é óbvio", frisou. 

Pedro Duarte referiu ainda que "isso não significa que o Governo vá desistir de implementar as reformas que quer implementar no país e de transformar o país para melhor, mesmo a oposição permanente, constante, de quem parece só estar contra tudo aquilo que possam ser os avanços do país". 

O ministro dos Assuntos Parlamentares realçou ainda que o Governo quer dar "mais valor" à RTP e que há "muitos investimentos previstos" para "provocar, incentivar uma espécie de revolução tranquila dentro da RTP para a trazer para os tempos de hoje".

Leia Também: AR trava redução da publicidade na RTP no próximo ano

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas