Cascais recupera Mosteiro de Santa Maria do Mar para albergar estudantes

O Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Sassoeiros, Cascais, foi recuperado para albergar uma residência para até 41 estudantes, num investimento de mais de 1,6 milhões de euros do Plano Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou esta segunda-feira a autarquia.

Notícia

© Câmara Municipal de Cascais

Lusa
25/11/2024 17:05 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Cascais

A inauguração do espaço, projetado em finais dos anos 50 pelos arquitetos Nuno Teotónio Pereira, Nuno Portas e Pedro Vieira de Almeida, acontece na próxima quinta-feira, 28 de novembro, pelas 18:00.

 

O histórico mosteiro foi adquirido pela Câmara de Cascais em setembro de 2017, juntamente com os cinco hectares de vinha destinados à preservação do licoroso vinho de Carcavelos, e totalmente renovado de modo a oferecer alojamento acessível a 41 jovens, "em resposta ao crescimento universitário em Cascais", de acordo com a autarquia.

Além da preservação da histórica do espaço que acolheu a Congregação das Beneditinas da Rainha dos Apóstolos até 2010, o Mosteiro de Santa Maria do Mar tem ainda uma sede para escuteiros, espaço verde aberto à população, ginásio ao ar livre e hortas comunitárias.

O espaço irá ter também uma loja-adega para a realização de provas de vinho de Carcavelos e eventos ligados à história deste património.

De acordo com a Câmara de Cascais, no distrito de Lisboa, o projeto de requalificação representou um investimento total de 1.612.417,88 euros, tendo contado com apoio financeiro da União Europeia no âmbito do PRR (Erasmus+ Educação e Formação), no valor de 1.338.855,00 euros, sendo o restante investimento autárquico.

No início de setembro, aquando do anúncio de apoio de alojamentos para professores que lecionem no concelho de Cascais e vivam longe de casa, o vice-presidente da Câmara, Nuno Piteira Lopes, disse que o Mosteiro de Santa Maria do Mar iria ter lugar para receber 44 profissionais.

A Lusa tentou saber junto da Câmara se estes já foram ocupados por professores ou se a oferta dos 105 alojamentos já tinha sido suficiente para os profissionais ficando o Mosteiro somente para os estudantes, mas ainda não obteve resposta.

Leia Também: Ronaldo e Georgina passaram o fim de semana na mansão de Cascais

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas