A inauguração do espaço, projetado em finais dos anos 50 pelos arquitetos Nuno Teotónio Pereira, Nuno Portas e Pedro Vieira de Almeida, acontece na próxima quinta-feira, 28 de novembro, pelas 18:00.
O histórico mosteiro foi adquirido pela Câmara de Cascais em setembro de 2017, juntamente com os cinco hectares de vinha destinados à preservação do licoroso vinho de Carcavelos, e totalmente renovado de modo a oferecer alojamento acessível a 41 jovens, "em resposta ao crescimento universitário em Cascais", de acordo com a autarquia.
Além da preservação da histórica do espaço que acolheu a Congregação das Beneditinas da Rainha dos Apóstolos até 2010, o Mosteiro de Santa Maria do Mar tem ainda uma sede para escuteiros, espaço verde aberto à população, ginásio ao ar livre e hortas comunitárias.
O espaço irá ter também uma loja-adega para a realização de provas de vinho de Carcavelos e eventos ligados à história deste património.
De acordo com a Câmara de Cascais, no distrito de Lisboa, o projeto de requalificação representou um investimento total de 1.612.417,88 euros, tendo contado com apoio financeiro da União Europeia no âmbito do PRR (Erasmus+ Educação e Formação), no valor de 1.338.855,00 euros, sendo o restante investimento autárquico.
No início de setembro, aquando do anúncio de apoio de alojamentos para professores que lecionem no concelho de Cascais e vivam longe de casa, o vice-presidente da Câmara, Nuno Piteira Lopes, disse que o Mosteiro de Santa Maria do Mar iria ter lugar para receber 44 profissionais.
A Lusa tentou saber junto da Câmara se estes já foram ocupados por professores ou se a oferta dos 105 alojamentos já tinha sido suficiente para os profissionais ficando o Mosteiro somente para os estudantes, mas ainda não obteve resposta.
Leia Também: Ronaldo e Georgina passaram o fim de semana na mansão de Cascais