"Esta é uma de várias áreas de cooperação" dentro de um "pacote" de parceria que inclui transferências de doentes e, em breve, transplantes, referiu a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves.
A entrega de hoje foi a quinta doação portuguesa de vacinas contra a covid-19 a Cabo Verde, totalizando perto de 180 mil doses.
"O Governo de Portugal mostra assim todo o empenho em cooperar com um país irmão e amigo, numa área tão sensível como a saúde" que é também "um eixo estratégico" da cooperação portuguesa, referiu Nuno Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
A entrega fechou o programa de dois dias de visita ao arquipélago que serviu para preparar a VII cimeira bilateral entre Portugal e Cabo Verde, dias 27 e 28 de janeiro, em Lisboa.
Ao mesmo tempo, Nuno Sampaio fez um acompanhamento da execução do Programa Estratégico de Cooperação 2022-2026, entre os dois países, com um envelope financeiro que ascende a 95 milhões de euros, com destaque para setores como a educação, a saúde e o ambiente.
Na cimeira de janeiro, vão ser assinados dezenas de acordos entre ambos os governos e será promovido o investimento privado, através de um fórum económico que vai juntar empresários portugueses e cabo-verdianos.
Leia Também: Vacinação contra gripe e Covid-19 alargada a pessoas dos 50 aos 59 anos