PSP aprendeu mais de 47 mil artigos de pirotecnia nos últimos dias

Só durante uma ação de fiscalização foram apreendidos quase 42 mil fogos de artifício.

Notícia

© PSP

Notícias ao Minuto
30/12/2024 15:12 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

País

Pirotecnia

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 47.145 artigos de pirotecnia nos últimos dias, durante a Operação Festas em Segurança 2024/2025, realizada um pouco por todo o país e com incidência em várias áreas.

 

Numa das ações de fiscalização a este tipo de artigos, a PSP apreendeu, segundo um comunicado enviado esta segunda-feira ao Notícias ao Minuto, 41.906 artigos de pirotecnia para embarcações que estavam armazenados num "local não licenciado" e ainda "sem classificação ou de fabrico próprio".

Noutras ações foram apreendidos 4.712 "fogos de artifício de baixo risco", que se destinavam a ser usados em áreas confinadas, assim como 300 de utilização em palco, 134 de "risco médio", que se destinavam a ser utilizados em áreas exteriores abertas, e 93 de "risco elevado", que só podem ser manuseados por pessoas com "conhecimentos especializados".

Além das apreensões, a PSP instaurou nove autos de notícia por contraordenação à legislação relacionada com o controlo da pirotecnia e explosivos.

Devido à intensificação do uso de artigos de pirotecnia nos festejos da Passagem de Ano, a PSP relembrou alguns conselhos direcionados para a segurança na posse e utilização deste tipo de artigos nas redes sociais.

Além da publicação partilhada no Facebook, na nota enviada ao Notícias ao Minuto, deixaram ainda mais conselhos:

  • Apenas adquira artigos de pirotecnia devidamente licenciados e até o limite máximo de 5 kg de teor líquido de explosive;
  • Apenas adquira fogo de artifício com marcação 'CE', em operador/revendedor devidamente certificado pela PSP, das categorias F1, F2 ou F3;
  • Respeite as distâncias mínimas de segurança
  • Não utilize fogo de artifício para outros fins;
  • Caso encontre resíduos perigosos ou artigos de pirotecnia não deflagrados, após o espetáculo de fogo de artifício, NÃO MEXA e alerte as autoridades policiais.

As autoridades reforçam ainda que é proibida a disponibilização no mercado de artigos de pirotecnia por via eletrónica ou telefónica, sempre que não seja o próprio adquirente a proceder ao levantamento destes artigos junto do estabelecimento de venda devidamente licenciado pela PSP para essa atividade comercial.

Leia Também: Vai usar pirotecnia no fim de ano? Eis as dicas para o fazer em segurança

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas