A Marinha Portuguesa revelou que está a acompanhar cinco navios da Federação Russa desde 31 de dezembro de 2024.
Em comunicado enviado às redações, o Centro de Operações Marítimas indica que está a monitorizar a atividade do navio anfíbio Aleksandr Shabalin, dos navios de apoio logístico Baltic Leader, Sparta II e General Skobelev, "que entretanto já se encontram a navegar no Mar Mediterrânio", e do submarino Novorossiysk, "que navega ao longo da Zona Económica Exclusiva (ZEE) do continente", numa operação de monitorização e acompanhamento.
O centro coordenou, ainda, "o emprego do NRP Álvares Cabral, do NRP Setúbal e das lanchas de fiscalização rápida Orion e Cassiopeia", pode ler-se na nota.
A operação "prolongar-se-á nas próximas horas e representou a 73ª missão de acompanhamento da Marinha contabilizada em 2024".
No mesmo comunicado, a Marinha sublinha que através destas ações "garante a defesa e segurança dos espaços marítimos sob soberania, jurisdição ou responsabilidade nacional".
Destaca a contribuição "para a proteção dos interesses de Portugal e das suas infraestruturas críticas e, simultaneamente, assegura o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos no quadro da Aliança Atlântica, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano".
Veja as imagens na galeria.
Leia Também: Marinha resgata homem ao largo do Cabo Raso