O primeiro fim de semana do ano vai trazer chuva, geralmente fraca e com maior probabilidade de cair a partir da tarde deste sábado, e vento do quadrante sul, que poderá ser forte na faixa costeira e nas terras altas, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A chuva chega no sábado aos distritos de Beja, Braga, Castelo Branco, Évora, faro, Guarda, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Viseu.
Na capital, o céu estará muito nublado durante praticamente todo o dia, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca, sobretudo à tarde. O vento será fraco a moderado, podendo atingir os 30 quilómetros por hora e predominando de sul. No entanto, o IPMA alerta que o vento poderá ser "por vezes forte", até aos 40 quilómetros por hora, a "partir do meio da tarde, em especial junto à faixa costeira".
No Porto, à semelhança de Lisboa, o céu estará muito nublado e há possibilidade de "ocorrência de períodos de chuva fraca, em especial a partir da tarde". Prevê-se, contudo, uma pequena subida da temperatura mínima.
Junto ao mar são esperadas ondas de sudeste que podem atingir os três metros.
Para os Açores são esperados períodos de céu muito nublado "com boas abertas" e vento oeste com rajadas até 70 quilómetros por hora.
Já na Madeira, o céu estará "geralmente muito nublado" e devem registar-se períodos de chuva fraca, "mais frequente e intensa a partir do meio da tarde, sendo por vezes forte na vertente sul e nas terras altas" da ilha a partir do final da tarde. No final do dia é esperada também ocorrência de trovoada e rajadas de vento até 70 quilómetros por hora.
Chuva forte de domingo deixa vários distritos sob aviso amarelo
Vários distritos do continente vão estar mesmo sob aviso amarelo no domingo, devido à previsão de chuva, por vezes forte, e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de granizo.
Todos os distritos do país vão registar precipitação, sendo que os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 06h00 de domingo e as 00h00 de segunda-feira, e Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra entre as 06h00 e as 12h00 de domingo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga por causa do vento forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora, entre as 06h00 e as 09h00 de domingo.
No domingo, a temperatura mínima aumenta ligeiramente para 5ºC na Guarda e a temperatura máxima sobre para 19ºC em Setúbal, 18ºC em Faro. Em Lisboa, Leiria, Coimbra e Aveiro a temperatura máxima é de 17ºC.
Sob aviso amarelo estão também a costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira no fim de semana, por causa da precipitação persistente e por vezes forte.
O aviso amarelo vai estar em vigor entre as 21h00 de sábado e as 03h00 de domingo.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Leia Também: Trovoada, vento forte e neve. Proteção Civil deixa alerta à população