Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 17º

Pedidos ao fundo de emergência social de Lisboa aumentaram 40%

Os pedidos de apoio que chegaram este ano ao fundo de emergência social da diocese de Lisboa aumentaram 40% em relação a 2011, disse este sábado à agência Lusa o presidente da Caritas Diocesana de Lisboa.

Pedidos ao fundo de emergência social de Lisboa aumentaram 40%
Notícias ao Minuto

19:52 - 08/12/12 por Lusa

País Diocese

José Frias Gomes adiantou que em quatro anos, data da criação do fundo diocesano de emergência social, o atendimento global aumentou 40%.

Este fundo tem por finalidade ajudar famílias em situações de emergência social que têm dificuldades em pagar despesas básicas, como a luz, água, rendas da casa e medicamentos em caso de doenças crónicas.

A Caritas Diocesana de Lisboa realizou hoje um leilão de serigrafias para angariar apoios para o fundo no âmbito do 10.º aniversário da campanha ‘10 milhões de estrelas – um gesto pela paz’.

“Neste momento, estamos a precisar de reforçá-lo [fundo de emergência social], porque os pedidos são muitos, apesar dos vários doadores”, afirmou José Frias Gomes, adiantando que já há apoios para a alimentação e roupa.

Mas, o problema “põe-se ao nível do dinheiro”, porque as pessoas têm “a água e a luz cortada e precisam de dinheiro para reactivar esses bens”.

“O fundo destina-se a suprir necessidades de pagamentos de água, luz, algumas prestações de rendas em atraso e medicamentos”, disse, realçando que já começam a surgir pedidos de apoio por parte de pessoas da classe média.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório