A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga recebeu o primeiro robô cirúrgico, que deverá colocar 'mãos' à obra no primeiro semestre deste ano.
De acordo com unidade, este é "um marco significativo no processo de modernização e inovação tecnológica dos cuidados de saúde prestados à população".
Em comunicado enviado ao Notícias ao minuto, os responsáveis explicam que este equipamento será instalado no bloco nos próximos dias e que a formação para o corpo clínico vai acontecer ainda durante este mês. "A primeira cirurgia com recurso a esta tecnologia deverá acontecer no decorrer do primeiro semestre de 2025", detalham.
Que robô é este?
Na nota, os responsáveis da ULS de Braga dão ainda conta de alguns detalhes sobre o equipamento, cuja aquisição faz parte de uma estratégia mais ampla de melhoria das infraestruturas tecnológicas da ULS - esta última que inclui a compra de dois angiógrafos, duas ressonâncias magnéticas e uma TAC, num investimento global de 9 milhões de euros, cuja verba está inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência.
Segundo explica, e tal como pode ver nas imagens acima, o robô cirúrgico é composto "por quatro braços giratórios e elevatórios, conectados a pinças de alta precisão que garantem uma abordagem segura e minimamente invasiva."
Quanto ao funcionamento, a ULS aponta que "o procedimento é comandado por um cirurgião, que controla os movimentos dos braços do robô com as mãos e as funções das pinças através de pedais." Do equipamento faz ainda parte uma câmara integrada, que dá uma visualização "detalhada e precisa do ato cirúrgico", permitindo assim que a equipa médica acompanhe o procedimento com "total rigor".
"Este equipamento vai contribuir para a modernização da prática clínica da ULS Braga, para o reforço da capacidade de resposta às necessidades dos nossos utentes, e terá um impacto positivo na qualidade e eficácia dos cuidados que prestamos", refere a diretora clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS Braga, Paula Vaz Marques, citada na nota.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: NASA analisa alternativas para trazer amostras recolhidas por robô em Marte