Portuguesa a viver no Luxemburgo detida em Espanha. Acumulava subsídios

Mulher acumulou subsídios e apoios sociais em Espanha e no Luxemburgo.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
13/01/2025 22:02 ‧ há 15 horas por Notícias ao Minuto

País

Detenção

Uma portuguesa, residente no Luxemburgo, foi detida em Bilbau, Espanha, no dia 30 de dezembro, por suspeita de fraude na obtenção de subsídios. 

 

Segundo o L'Essentiel, a mulher, de 32 anos, mãe de dois filhos menores, é suspeita de ter recebido prestações sociais do Lanbide - Serviço Basco de Emprego - quando vivia no Luxemburgo, onde também recebia apoios. 

O Ministério do Interior espanhol explicou, em comunicado, que a polícia iniciou a investigação após ter recebido uma denúncia anónima sobre uma pessoa que poderia estar a viver num país estrangeiro enquanto recebia subsídios e apoios sociais em Espanha.

Os responsáveis pela investigação, em colaboração com a Interpol e as autoridades luxemburguesas, descobriram que a portuguesa e os filhos menores estavam registados tanto em Biscaia, uma província no norte de Espanha, como no Luxemburgo.

O L'Essentiel escreve que a mulher se registou no Luxemburgo em novembro de 2023, apenas dois dias depois de receber mais de 17.000 euros em pagamentos atrasados da segurança social em Espanha.

Além de receber prestações mensais de cerca de 1.000 euros do Lanbide desde abril de 2022, vivia numa habitação social no município de Sestao desde março do mesmo ano. Pagava 2.800 euros por ano por esta habitação, cerca de 233 euros por mês.

A portuguesa terá acumulado estas prestações com cinco outras prestações obtidas junto das autoridades luxemburguesas - rendimento social de inserção, abono de família, subsídio de custo de vida, subsídio de desemprego e subsídio de habitação - desde, pelo menos, 2022. 

A mulher acabou detida durante uma visita a Espanha por fraude e falsificação de documentos, mas saiu em liberdade. Foram suspensos todos os apoios de que beneficiava. 

A mulher já tinha sido detida em 2016 por defraudar o Lanbide nas suas prestações do subsídio de desemprego.

Leia Também: Português detido em Goa por violar mulher em Londres em liberdade

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas