O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, Joaquim Rodrigues, morreu esta quarta-feira, avançou a própria corporação na página de Facebook.
"Comandar durante mais de 20 anos só está ao alcance de quem, mais do que capacidades e competências, tem o amor e a devoção à causa dos bombeiros. O comandante Joaquim teve-os e fez muitas vezes dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva a sua primeira casa e da segurança e bem-estar dos paivenses a sua prioridade", pode ler-se na página da corporação na rede social.
Joaquim Rodrigues, que morreu "de forma precoce", liderou a corporação "durante mais de 20 anos".
"Não temos dúvidas de que cumpriu brilhantemente a sua missão. Comprometemo-nos a dar continuidade ao que nos deixou, com a mesma dedicação e abnegação, e sempre consigo na nossa memória", escreveram os Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.
Câmara anuncia três dias de luto
Perante a morte de Joaquim Rodrigues, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva decretou três dias de luto municipal, desde esta quarta-feira até 17 de janeiro, sexta-feira.
"A bandeira do município será colocada a meia haste no edifício dos Paços do Concelho", lê-se numa nota publicada na página de Facebook da autarquia, assinada pelo presidente José Rocha.
Nesse comunicado, o comandante é recordado como um "profissional exemplar".
"Cumpriu as suas funções com forte empenho, dedicação e perseverança, servindo a nossa população sempre de forma nobre e exemplar. Endereçamos aos familiares, amigos e a todo o corpo ativo e órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, as mais profundas e sentidas condolências", acrescenta a mesma nota.
Leia Também: MP abre inquérito a morte de bebé ao sofrer convulsões em creche de Alijó