Sindicato dos magistrados pede esclarecimentos da ministra
O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) disse hoje ser "importante" que o Ministério da Justiça esclareça, "o mais rapidamente possível", as razões que estão a causar problemas no sistema informático Citius.
© Global Imagens
País Citius
Em declarações à agência Lusa, no terceiro dia após a entrada em vigor do novo mapa judiciário, Rui Cardoso reconheceu que a "situação é séria" e que os problemas detetados no portal Citius estão a "condicionar, em muito, o normal trabalho dos tribunais e do Ministério Público".
O Citius é a ferramenta informática utilizada diariamente pelos magistrados, funcionários judiciais e advogados, tendo sido detetados problemas no arranque da reorganização judiciária que implicou a transferência eletrónica de mais de três milhões de processos.
"Seria importante saber ao certo quais as razões deste problema e também ao certo quando serão resolvidos", sublinhou Rui Cardoso, observando que, sem o sistema operacional, não se consegue fazer quase nada.
Também a Associação Sindical dos Juízes Portugueses pediu hoje explicações ao Ministério da Justiça, devido às anomalias que continuam a verificar-se no sistema informático Citius.
O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) considerou que é altura de a ministra da Justiça "tirar ilações da incompetência" dos responsáveis do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, que gere o sistema Citius, adiantando que a tutela os deve demitir.
O novo mapa judiciário, com 23 comarcas e novos modelos de gestão com objetivos, entrou em vigor na segunda-feira e, nas palavras da ministra, esta reforma vai assegurar maior especialização da Justiça para o interior do país, sendo a maior reforma do setor nos últimos 200 anos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com