"Às vezes, até há pessoas que não se conseguem inscrever, porque temos um limite máximo. A essas pessoas pedimos desculpa e lançamos o desafio de virem noutros momentos e a contactar-nos para programar vindas feitas à medida", deixou o repto António Luís Marques.
Cada trilho tem um limite máximo de 250 inscrições, que, por norma, ficam preenchidas um mês antes. No ano passado, dados do PNRVT, participaram 1.250, o que significa lotação total. Este ano é a terceira edição, que estreia o novo nome (anteriormente a designação era Tua Walking Festival).
A maioria dos participantes chega de Portugal, 70% das zonas de Porto e Braga. António Luís Marques assumiu que ainda há margem para expansão deste festival e que há novos programas na calha, para atrair mais turistas.
O perfil do visitante do PNRVT, descreveu o diretor, são pessoas que gostam da Natureza, que querem interagir com as comunidades locais, que procuram ficar a pernoitar e que buscam experimentar a gastronomia regional.
A apresentação decorreu esta tarde no Santuário de Nossa Senhora da Paixão, em Arnal, Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, que recebe em março, no primeiro fim de semana de primavera, a 22 e 23, o primeiro de cinco momentos, um por cada concelho que integra o PNRVT.
Segue-se Mirandela, em abril, Alijó (Vila Real) em maio, Vila Flor em setembro e a encerrar Murça (Vila Real), em outubro.
António Luís Marques destacou que têm como objetivo este ano envolver ainda mais a comunidade local.
"Este produto foi lançado à terra e correu bem. Queremos dar-lhe mais consistência. (...) Uma das questões tem a ver muito com envolver as comunidades locais no desenho do processo e depois durante os fins de semana em município, para que as pessoas consigam perceber que vale a pena fazer parte. (...)",explicou o dirigente.
Para isso, vão ter mais ações de promoção, divulgação e venda de produtos locais. A programação em cada concelho é feita com a parceira o respetivo município, e além da caminhada junta-se um lado cultural para destacar as singularidades do território.
Com foco na sustentabilidade e conservação do meio ambiente, este ano vai ser dado um 'kit' único a cada participante, que serve para todos os outros trilhos em que possa vir a participar. Inclui um cantil, que pode ser reabastecido em pontos indicados, deixando assim de fora as garrafas de plástico.
No mês de arranque da edição, há um seminário ligado ao turismo e à sustentabilidade, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
O Tua Festival de Percursos Pedestres é uma iniciativa do Parque Natural Regional do Vale do Tua, que conta com a colaboração dos municípios por ele abrangidos. As caminhadas são organizadas pela Portugal NTN.
Leia Também: Série portuguesa 'Espias' selecionada para mercado do festival de Berlim