A companhia aérea privada portuguesa Hi Fly voltou a fazer história em Portugal, ao trazer o maior avião de passageiros do mundo a terras lusas, esta sexta-feira - e pela segunda vez. O Airbus A380 voou de Dresden, na Alemanha, e aterrou no aeroporto de Beja, tendo atraído os mais curiosos ao local.
"A tripulação da Hi Fly concluiu com êxito o transporte do primeiro Airbus A380-841 da Global Airlines, com a matrícula 9H-GLOBL, numa viagem de 1240 milhas náuticas entre Dresden, na Alemanha, e Beja, em Portugal", pode ler-se num comunicado da Hi Fly.
Já o comandante Carlos Mirpuri afirmou que o A380 "é uma maravilha tecnológica", explicando que "é como uma nave" e que, "apesar do seu tamanho, é tão responsivo como um Airbus mais pequeno".
"Estou ansioso por voltar a comandar este magnífico avião quando fizer a sua estreia comercial com a Global Airlines. Este momento marca o culminar de quase dois anos de trabalho árduo, com uma equipa dedicada de especialistas da Hi Fly e da Global a trabalhar incansavelmente para o tornar possível.", lê-se ainda.
Hi Fly has achieved another milestone, flying an Airbus A380, from Germany to Portugal. This marks the second Airbus A380 to land in Portugal.
— Hi Fly (@hifly_airline) January 17, 2025
Read more: https://t.co/UZoYtN1oGG#HiFly #HiFlyAirline #AllOverTheWorld #A380 #AirbusA380@globalairlines pic.twitter.com/LT7yXSlDVS
De recordar que, em 2018, a companhia aérea tinha já aterrado no aeroporto de Beja com um Airbus A380 9H-MIP que, na altura, estava a apresentar uma "campanha ambiental da Fundação Mirpuri, 'Save the Coral Reefs'".
Hi Fly A380 Low Pass today at Beja Airport, Portugal #hifly #hiflyairline #a380 #9hmip pic.twitter.com/ZSMwn6X5w5
— Hi Fly (@hifly_airline) July 23, 2018
No comunicado lê-se ainda que a Hi Fly "faz parte de um grupo muito exclusivo de apenas 15 companhias aéreas que já operaram o Airbus A380, o maior e mais avançado avião alguma vez construído", tendo-se tornado a "quarta companhia aérea europeia e a 14.ª operadora global a voar" com este avião.
Leia Também: Avião militar francês alvo de "tentativa de interferência" da Rússia