Antiga e atual bastonários dos enfermeiros começam hoje a ser julgados

O atual bastonário dos enfermeiros, Luís Filipe Barreira, e a antecessora, Ana Rita Cavaco, começam hoje a ser julgados, em Lisboa, por suspeita de, com outros 11 arguidos, terem desviado milhares de euros da Ordem, em 2016.

Notícia

© Lusa

Lusa
20/01/2025 06:00 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Enfermeiros

Em causa está o recebimento de mais de 63 mil euros em ajudas de custo por viagens no âmbito da atividade da Ordem dos Enfermeiros (OE) que, segundo a acusação do Ministério Público (MP), não terão sido realizadas.

 

Luís Filipe Barreira, à frente da associação profissional desde dezembro de 2023, era à data vice-presidente do Conselho Diretivo da OE, e terá obtido indevidamente 5.432,80 euros.

Ana Rita Cavaco cumpria o primeiro de dois mandatos (2016-2023) enquanto bastonária e, segundo a mesma fonte, terá auferido sem justificação 10.631,16 euros.

Na contestação apresentada em tribunal, a ex-bastonária e o atual admitem "um certo desleixo, falta de rigor ou amadorismo" no preenchimento das declarações de despesas, mas refutam a prática dos crimes de peculato e falsificação de documento que lhes são imputados.

O início do julgamento está agendado para as 09:30 no Tribunal Central Criminal de Lisboa. A primeira sessão destina-se ao interrogatório dos arguidos que pretendam prestar declarações.

Leia Também: Atual e ex-bastonários dos enfermeiros julgados oito anos após alegado desvio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas