O caso judicial que envolve o deputado do Chega Miguel Arruda tem feito 'correr muita tinta' por cá. No entanto, a situação parece não marcar apenas a imprensa nacional, uma vez que também já está a ser noticiada lá fora.
Recorde-se que o deputado Miguel Arruda, eleito pelo círculo eleitoral dos Açores para a Assembleia da República, é suspeito de furtar malas em aeroportos e foi esta semana constituído arguido. Desfiliou-se do partido e passou a deputado não inscrito, deixando de integrar o grupo parlamentar do Chega.
"Deputado do ultra Chega acusado de furto de malas no aeroporto de Lisboa", noticia o El País. "Miguel Arruda era um deputado secundário e barulhento na bancada do Chega, o partido de extrema-direita português, até terça-feira. Desde então, tornou-se o único político que se pode gabar de ter eclipsado Donald Trump nas notícias e nos memes das redes sociais em Portugal", lê-se no diário espanhol.
Falar de memes é falar na notícia do El Mundo, que se dedicou a procurar os melhores sobre o caso. "O deputado português de extrema-direita que se tornou viral depois de ter sido acusado de roubar malas e vender o seu conteúdo numa conta Vinted de que não se lembra", é o título do artigo.
O The Guardian também fez uma peça sobre Miguel Arruda. "Político português acusado de roubar malas nos aeroportos", escreve. O jornal britânico refere que o "político de extrema-direita em Portugal foi acusado de ter roubado malas em vários aeroportos e expulso do seu partido político".
Em França, o deputado açoriano é citado. "'Estou crucificado': o deputado português de extrema-direita acusado de roubar malas nos aeroportos", noticia o Le Parisien. "Apanhado em flagrante. O deputado de extrema-direita Miguel Arruda, eleito sob a bandeira do partido Chega, é acusado de ter roubado várias malas dos tapetes rolantes dos aeroportos de Lisboa e de Ponta Delgada, no arquipélago dos Açores. O deputado de 40 anos foi expulso do seu grupo parlamentar na sexta-feira", escreveu o jornal francês.
Mas o nome de Miguel Arruda chegou mais longe, incluindo ao tabloide croata 24sata: "Um membro do parlamento é um cleptomaníaco?! Filmaram-no a roubar malas no aeroporto".
O caso atravessou mesmo o oceano e até a revista Barron's lhe dedicou espaço. "Deputado português de extrema-direita acusado de roubar bagagens nos aeroportos", noticiaram. Mas não foi a única. No Peru, o peru21 escreve: "Portugal: Deputado acusado de roubo de malas no aeroporto".
Na imprensa brasileira, vários meios também noticiaram o caso, como foi o caso do g1. "Deputado português de extrema-direita é acusado de roubar malas em aeroportos", avança o site brasileiro, que escreve também que "Miguel Arruda foi interrogado pela polícia e acabou sendo expulso do partido 'Chega'. Segundo as investigações, deputado revendia objetos roubados em plataforma de itens usados."
Leia Também: Como deputado não inscrito, Miguel Arruda ganha novo gabinete (e não só)