Ordem alerta que Amadora-Sintra trabalha abaixo do limite de segurança

A Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje que o Hospital Amadora-Sintra está a trabalhar "muito abaixo dos limites" de segurança clínica e pediu a intervenção imediata do Ministério da Saúde para garantir serviços adequados à população.

Notícia

©  Global Imagens

Lusa
03/02/2025 16:12 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Hospital Amadora-Sintra

"Consideramos não ser adequado para a população manter uma urgência de cirurgia geral aberta ao exterior que não cumpra o recomendado, muito longe disso", afirma o bastonário da OM, Carlos Cortes, citado em comunicado.

 

Segundo Carlos Cortes, o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) tinha no fim de semana, "contra todas as recomendações técnicas", uma escala com apenas três médicos, sendo um médico especialista e dois internos.

"Uma realidade que põe em risco a segurança clínica, mas que, lamentavelmente, acontecerá na maioria dos dias de fevereiro. Servindo o hospital uma área populacional de mais de meio milhão de habitantes, os protocolos do serviço de urgência definem como seis o número mínimo de médicos", salienta Carlos Cortes.

Para o bastonário, esta situação representa um "preocupante descalabro, com elevados índices de insegurança tanto para os doentes como para os médicos".

"Dada a ausência de soluções", Carlos Cortes defende ser necessária "a intervenção imediata do Ministério da Saúde tendo em vista a reposição dos protocolos médicos definidos e a garantia de que as diversas unidades de saúde prestam os adequados serviços médicos às populações".

Leia Também: Amadora-Sintra "desmente" FNAM e nega caso de assédio laboral

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas