Crítica de Marques Mendes? "Não comento antecessores ou sucessores"

Marques Mendes, candidato à Presidência da República, afirmou que Marcelo Rebelo de Sousa provoca "ruído" quando acrescenta comentários às notas da Presidência sobre veto ou promulgação de leis.

Notícia

© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
11/02/2025 14:57 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

País

Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, rejeitou comentar, esta terça-feira, as declarações de Luís Marques Mendes sobre as suas notas no site da Presidência da República, defendendo que não comenta "antecessores ou possíveis sucessores".

 

"Não vou comentar nunca eleições, nem presidenciais, nem locais, nem legislativas, nem europeias, nem regionais", começou por referir o Presidente da República quando questionado se teria ficado "incomodado" com a crítica de Marques Mendes, que o acusou de causar "ruído" quando faz comentários ao veto ou promulgação de leis.

"Não comento os meus antecessores nem comento os meus possíveis sucessores", acrescentou em declarações aos jornalistas na Cruz Vermelha Portuguesa, considerando tratar-se de um "bom princípio".

Explicou ainda que os comentários que faz nas notas do site da Presidência explicam por que razão decide promulgar uma lei, "apesar de algumas críticas, divergências ou dúvidas". Já no caso do veto, os comentários "transmitem ao Governo ou à Assembleia da República as razões de fundo a sua posição".

"É uma prática que tenho adotado e vou adotar até ao fim do mandato", realçou.

Em entrevista à CNN Portugal, na segunda-feira, Marques Mendes foi questionado sobre as suas semelhanças com o atual Presidente da República - que também foi líder do PSD, sem chegar a primeiro-ministro, e muitos anos comentador televisivo - e recusou ser "uma cópia ou uma imitação" e disse que não iria promulgar ou vetar leis com comentários, como costuma fazer Marcelo Rebelo de Sousa.

"Eu isso vou deixar de fazer. Ou seja, uma lei é promulgada ou é vetada. O comentário do Presidente cria ruído, cria instabilidade. Não é útil, até porque o Presidente não é co-governo. Governo há só um, não há dois governos", atirou.

Gouveia e Melo?

Gouveia e Melo? "Posso perder. Não tenho receio, por isso estou aqui"

Luís Marques Mendes defende que "não há vencedores nem vencidos antecipados", apesar de os resultados das sondagens darem favoritismo ao almirante Gouveia e Melo.

Cátia Carmo | 22:13 - 10/02/2025

Esta foi a primeira entrevista de Marques Mendes desde que se apresentou como candidato a Presidente da República na passada quinta-feira, em Fafe, Braga. 

Leia Também: Candidatura de Marques Mendes? "Pecado original de que PS devia fugir"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas