A cerimónia da entronização do príncipe Rahim Aga Khan V foi realizada à porta fechada, na sede mundial do imamat ismaili, uma semana após a morte do seu pai Karim Aga Khan IV, adianta a nota.
O evento foi transmitido em direto nas suas "jamatkhanas" (locais de encontro) em mais de 35 países.
Durante o seu discurso, o príncipe Rahim, de 53 anos, comprometeu-se a "dedicar a sua vida a cuidar do bem-estar espiritual e material da comunidade ismaelita" e falou dos princípios e da prática da fé, bem como da importância de manter um equilíbrio entre as questões mundanas e espirituais, refere o comunicado.
Apelou aos fiéis para que sejam "cidadãos ativos e leais" dos países em que vivem e pediu-lhes que dessem o exemplo em matéria de alterações climáticas.
O novo Aga Khan prestou ainda homenagem ao pai, o príncipe Karim Aga Khan IV, que morreu aos 88 anos, e agradeceu aos Governos de Portugal e do Egito por terem reconhecido as contribuições do seu antecessor e facilitado os preparativos para o seu funeral e enterro.
Rahim Aga Khan V foi nomeado líder espiritual dos ismaelitas na quarta-feira passada, horas depois da morte do seu pai.
O funeral de Aga Khan IV, realizado no Centro Ismaili de Lisboa, contou com a presença de várias personalidades da comunidade ismaili, di Presidente da República de Portugal, do primeiro-ministro do Canadá e do rei emérito de Espanha Juan Carlos I.
Leia Também: Rahim Aga Khan é entronizado hoje em cerimónia diferente da do pai