"Na passada sexta-feira, dia 07 de fevereiro, o Ministério da Administração Interna aprovou o alargamento do sistema de videovigilância de Coimbra para um total de 49 câmaras, permitindo que sejam acrescentadas mais 32 câmaras às 17 que compõem, neste momento, o sistema de videovigilância daquela cidade", afirmou Margarida Blasco na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, direitos, Liberdades e Garantias, onde está a ser ouvida.
Segundo a ministra, estão atualmente autorizados em todo o país cerca de 1.300 equipamentos, estando já em funcionamento quase 800 câmaras de videovigilância em vários municípios portugueses.
A governante disse ainda que o ministério tem recebido "muitos pedidos de câmaras municipais" para a instalação de câmaras de videovigilância.
A ministra acrescentou que os pedidos têm sido aceites, mas "é um processo longo", que obriga a um parecer da PSP e a uma consulta na Comissão Nacional de Proteção Dados (CNPD), além de todo o processo de aquisição e instalação.
Leia Também: Polícia é "muitas vezes vítima" e "não representa ameaça à ordem pública"