Município açoriano da Madalena com nova embarcação de socorro

O município da Madalena do Pico, nos Açores, dispõe de uma nova embarcação de socorro, batizada esta terça-feira, e que representa "um reforço crucial" em caso de operações de socorro no mar.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
25/02/2025 19:14 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Açores

Adquirida pelo município no âmbito do projeto de "Apetrechamento do Serviço Municipal de Proteção Civil", esta embarcação vem juntar-se "ao vasto leque de equipamentos" que visam "garantir uma maior eficiência no serviço prestado à população em situações de emergência", segundo adiantou a presidente da autarquia, Catarina Manito (PSD).

 

De acordo com a autarca, esta embarcação representa um investimento superior ao meio milhão de euros.

No batismo da nova embarcação de socorro "Maria Madalena", no cais comercial do Porto da Madalena, na ilha do Pico, a autarca acrescentou que o projeto de "Apetrechamento do Serviço Municipal de Proteção Civil permitiu renovar a frota com "três novas viaturas todo-o-terreno, uma viatura mista de transporte e uma mini pá-carregadora", a que se junta agora esta embarcação.

"Esta é uma aquisição importantíssima para o Serviço Municipal de Proteção Civil, mas sobretudo para as nossas gentes. A aposta neste serviço tem sido prioritária para a autarquia, com um reforço através de mais candidaturas submetidas ao PO2030 e ao PRORURAL numa constante procura de estarmos cada vez mais preparados", vincou Catarina Manito.

A autarca adiantou que o município estabelecerá um protocolo com a Autoridade Marítima, entidade de proteção civil responsável por acionar e coordenar meios em caso de emergência no mar, e com os Bombeiros da Madalena, "garantindo uma pronta intervenção, determinante nestas circunstâncias".

"Investir em sistemas de alerta precoce, treinar equipas de socorro e sensibilizar a comunidade para boas práticas de segurança são passos essenciais para proteger vidas e bens. Nos Açores, onde a natureza impõe desafios constantes, a resiliência e a prontidão são as nossas maiores defesas", defendeu, recordando o naufrágio da embarcação Mestre Simão, em 06 de janeiro de 2018.

A presidente da autarquia da Madalena realçou ainda que o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) prontamente se disponibilizou para dar formação às equipas e aos profissionais que irão usar a embarcação.

Leia Também: Produtores da ilha Graciosa reivindicam aumento do preço do leite

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas