Crise faz aumentar pedidos de apoio à SOS Voz Amiga
O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio celebra-se esta quarta-feira e a Linha SOS Voz Amiga informa que foram registados mais pedidos de pessoas sós, deprimidas e com pensamentos suicidas, avança o Público.
© DR
País Suicídios
A Linha SOS Voz Amiga, que ajuda pessoas em situações de sofrimento, depressão e risco de suicídio recebeu 1.100 pedidos de ajuda nos primeiros seis meses deste ano sendo que 5% eram de pessoas “com uma ideia, um plano ou uma tentativa de suicídio em curso”, informa a coordenadora deste serviço de apoio anónimo, Maria Rodrigues, ao Público.
“As relações familiares, afetivas e mesmo entre amigos estão postas em conflito, o que também se relaciona com a crise porque é evidente que numa casa em que os dois membros do casal estão desempregados, por exemplo, as coisas não podem funcionar com calma”, explica a coordenadora no dia em que se celebra o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
Em 2013 registaram-se 1.923 pedidos de ajuda e segundo Maria Rodrigues “sente-se que as relações entre as pessoas foram ficando mais degradadas”.
Estima-se ainda que haja entre 15 mil e 18 mil portugueses que tentam o suicídio todos os anos. E para ajudar estas pessoas foi criada a associação EUTIMIA que dá abrigo, “voz e suporte clínico aos sobreviventes e pessoas em risco de suicídio”.
Durante os primeiros quatro meses deste ano foram registados 294 suicídios, segundo o Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (Sico).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com