Montenegro fala com Zelensky e garante "firme apoio" de Portugal

O primeiro-ministro agradeceu "tudo o que o povo ucraniano tem feito pela Europa".

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
26/02/2025 16:01 ‧ 26/02/2025 por Notícias ao Minuto

País

Guerra na Ucrânia

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, falou, esta quarta-feira, com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e garantiu um "firme apoio" de Portugal à Ucrânia, "em todas as frentes".

 

"Acabei de falar com o presidente Zelensky. Agradeci tudo o que o povo ucraniano tem feito pela Europa e reiterei o nosso firme apoio em todas as frentes. Uma paz justa e duradoura pressupõe garantias efetivas de segurança para a Ucrânia, o envolvimento da Europa e dos parceiros transatlânticos", escreveu Montenegro no X (ex-Twitter).

Na segunda-feira, o primeiro-ministro português tinha previsto participar, por videoconferência, numa cimeira de líderes internacionais que decorreu em Kyiv, mas problemas técnicos impediram a ligação, tendo enviado a sua intervenção a todos os participantes.

No texto enviado também às redações, Montenegro defendeu que uma Ucrânia "forte e independente" é um fator essencial para assegurar a "estabilidade e a segurança da Europa e da zona transatlântica".

"Desde o primeiro dia, a Europa e os nossos parceiros transatlânticos têm estado lado a lado com a Ucrânia, prestando apoio político, militar, económico e humanitário", afirmou o primeiro-ministro português durante a reunião, de acordo com o mesmo comunicado.

O presidente ucraniano confirmou que vai reunir-se com o homólogo norte-americano, Donald Trump, em Washington, na sexta-feira, para finalizar um acordo sobre a exploração de minerais ucranianos.

Nas últimas semanas, Donald Trump exigiu o acesso a minerais estratégicos ucranianos para compensar os milhares de milhões de dólares pagos a Kyiv durante a administração do ex-Presidente Joe Biden em ajuda militar.

Kyiv espera que o acordo melhore as suas relações com o atual Governo dos EUA, que se deterioraram após violentos ataques verbais do Presidente Trump ao seu homólogo ucraniano nas últimas semanas.

Leia Também: Zelensky confirma visita à Casa Branca na sexta-feira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas