ULS implementa teleconsultas em várias especialidades em Bragança

A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) tem um novo projeto de teleconsultas implementado no distrito de Bragança em novas valências, que visa contribuir para a redução de deslocações às unidades de saúde, foi hoje revelado.

Notícia

© Sebastian Gollnow/picture alliance via Getty Images

Lusa
27/02/2025 10:58 ‧ há 3 horas por Lusa

País

ULSNE

Esta iniciativa na área da telemedicina começou nas primeiras semanas deste ano e está a abranger o Serviço de Epidemiologia, Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (SEPCIRA), com acompanhamento de doentes algaliados em risco de infeção, e as especialidades de Psiquiatria e Saúde Mental, Anestesiologia, Medicina Interna e Cuidados Paliativos, detalhou, em comunicado, a ULSNE.

 

Este reforço dos serviços digitais na área da prestação de cuidados de saúde associado "num distrito caracterizado pela dispersão geográfica", descreveu a ULSNE, vai contribuir para "a redução das deslocações às Unidades de Saúde", com garantias da manutenção da privacidade dos pacientes.

Fonte da ULS acrescentou à Lusa que esta modalidade é prescrita apenas aos utentes que têm condições para poderem utilizar a teleconsulta, sendo o acesso ao serviço feito através da aplicação SNS24.

Esta solução tecnológica surgiu no seguimento do Dia Digital e Telessaúde, que aconteceu em 01 de outubro, quando se verificou uma "forte adesão dos profissionais de saúde da instituição às soluções digitais disponibilizadas na área dos telecuidados".

Foram depois levadas a cabo reuniões técnicas entre os serviços envolvidos e, em articulação com Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), "foram ultrapassadas as principais questões operacionais e tecnológicas" que permitiram o arranque das teleconsultas já este ano, refere a ULS.

Para a administração da ULS, esta nova plataforma potencia a eficiência ao nível do atendimento, "proporcionando igualmente uma maior comodidade, tanto para os utentes como para os profissionais".

Esta ULS presta cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados à população do distrito de Bragança, contando com os hospitais de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela e 14 centros de saúde, de acordo com informação disponível na página de Internet da unidade.

Leia Também: Governo nomeia Carlos Sá para presidente da ULS Amadora-Sintra

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas