A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) partilhou, nas suas redes sociais, os "resultados operacionais" referentes ao ano de 2024.
"No âmbito da inspeção e fiscalização de mercado, e enquanto órgão de polícia criminal, a ASAE atua em constante supervisão de todo o território nacional", começa por dizer a publicação.
"Atenta" às várias "áreas de intervenção", a autoridade fiscalizou 42.113 operadores económicos em 2024.
"Em resultado destas ações, a ASAE instaurou 841 processos-crime e 3.964 processos de contraordenação relativos a infrações, tendo sido determinadas 462 suspensões de atividade e notificados 1.969 autos de advertência", lê-se.
A ASAE acrescenta que foram também "apreendidos 8,93 milhões de euros em produtos e detidos 77 indivíduos".
A autoridade de segurança alimentar termina a publicação dizendo que "continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos" e, desta forma, salvaguardar a "segurança alimentar e saúde pública dos consumidores, bem como na defesa dos setores cruciais para a economia social".
Leia Também: Cinco detidos em operação da ASAE contra jogos de fortuna ou azar