"A Notícias ao Minuto na sua publicação online de 06/02/2025 faz referência a uma reportagem da SIC cujo conteúdo é o desaparecimento de uma criança eslovena ocorrido há mais de dois anos e o alegado envolvimento de Lana Praner nesse desaparecimento, enquadrando liderar um culto ou seita que se teria instalado na ilha de São Miguel.
A Notícias ao Minuto reitera estas alegações ao fazer menção à reportagem da SIC e ao publicar as “suspeitas de que a menor tenha sido raptada pela mãe e por um estranho culto espiritual, que se instalou nos Açores”.
Estas alegações são falsas e provêm da perseguição mediática que tem sido movida contra Lana Praner pela cor da criança desaparecida.
Lana Praner lamenta o desaparecimento desta criança e faz votos para que o seu paradeiro seja descoberto, mas não tem qualquer conhecimento sobre esta situação.
As autoridades eslovenas, portuguesas e a Interpol encontram-se a investigar este desaparecimento, não tendo Lana Praner sido sequer por esta contactada.
Apesar de não ter qualquer informação relativa ao desaparecimento desta criança, Lana Praner está disponível para colaborar com as autoridades.
Lana Praner mudou-se para São Miguel, com a sua família, há cerca de cinco anos, em busca de tranquilidade e segurança, como tantos outros cidadãos portugueses fizeram, incluindo outros cidadãos eslovenos.
É falso que outras pessoas, para além da sua família, residam com Lana Praner e que a mesma seja responsável por um culto ou seita de cariz religioso.
Lana Praner é uma cidadã isenta de pleno direito, sem qualquer condenação por qualquer tribunal, e está a sofrer danos irreparáveis pessoais e materiais, a título pessoal e familiar com tais publicações, e reserva-se o direito de exigir as responsabilidades de todos os envolvidos."