A linha SNS 24 já conta com um serviço de triagem digital para sintomas respiratórios agudos para uma "maior rapidez no atendimento". Mas sabe o que é e como funciona?
Segundo explicou o Ministério da Saúde, numa publicação nas redes sociais, a triagem digital trata-se de um "novo serviço para atendimento a doentes com sintomas respiratórios agudos" e "foi criada com o objetivo de melhorar a capacidade de resposta, mantendo a segurança clínica e processual".
Para usar a triagem digital, que está disponível para doentes maiores de 18 anos, deverá ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24) e selecionar a opção de sintomas respiratórios. Depois, "digite o número de utente".
Se tiver mais de 18 anos, "será convidado para seguir para um atendimento digital" e "vai receber um SMS com um link e código para acesso ao portal de triagem".
Deverá aceder a um portal através do link e responder às questões colocadas para avaliação clínica, sendo depois "encaminhado conforme a situação clínica".
Após a triagem, "se a situação for emergente, é aconselhado a contactar o INEM através do 112". Já "em situações menos graves, o utente é encaminhado para confirmação clínica por um profissional de saúde do SNS 24".
"Nos casos sem gravidade, o utente é aconselhado a permanecer em casa com cuidados específicos que lhe são transmitidos", explica o ministério.
Caso a sua situação clínica precise de "ser confirmada por um profissional de saúde da Linha SNS 24, deverá ligar para o número disponibilizado no final da triagem digital". Esta chamada deverá ser realizada a partir do mesmo número de telefone utilizado para o contacto inicial, de forma a garantir "prioridade no atendimento".
Leia Também: Federação de dadores de sangue quer mais profissionais dedicados às colheitas