Apoio à Ucrânia? Verba inclui-se no compromisso global de 221 milhões

São mais 205 milhões de euros de autorizações de despesa para o apoio ao esforço de defesa do país.

Notícia

© Getty Images

Tomásia Sousa
27/03/2025 15:33 ‧ há 3 dias por Tomásia Sousa

País

Ucrânia

Portugal aprovou 205 milhões de euros de autorizações de despesa para o apoio ao esforço de defesa da Ucrânia, anunciou o ministro da Presidência, António Leitão Amaro. A verba é parte do compromisso de 221 milhões para o conjunto do ano de 2025, e acresce aos 227 milhões de 2024.

 

"Portugal está ao lado da Ucrânia, Portugal está comprometido com o apoio na defesa da Ucrânia e, entre vários outros esforços, também temos de fazer um esforço financeiro para poder, no contexto dos compromissos europeus, no contexto dos compromissos com os nossos aliados, apoiar o esforço dos ucranianos", afirmou o governante, no final da reunião do Conselho de Ministros, esta quinta-feira.

"Noto que estes 205 milhões de euros são parte dos 221.6 milhões de euros com que nos comprometemos para o ano de 2025, mas que acrescem aos 227 milhões de euros de esforço que Portugal fez no ano de 2024", recordou.

As explicações foram dadas hoje pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, no final do Conselho de Ministros, depois de o primeiro-ministro, Luís Montenegro, ter anunciado em Paris que Portugal tinha aprovado a autorização para realizar despesa até "205 milhões de euros para apoio militar à Ucrânia".

"A resolução do Conselho de Ministros aprova o valor global, delegando depois nos ministros, e em particular no ministro da Defesa, a alocação entre vários componentes", explicou.

Instado a detalhar em que poderá ser gasto esse valor, o ministro deu alguns exemplos: "Desde os custos com preparação e transporte do equipamento a doar, munições, acolhimento de feridos, aquisição de fardamentos, equipamentos de proteção individual e a contribuição para iniciativas conjuntas de compra de equipamentos, aéreos, marítimos, veículos blindados, tecnologias de informação, drones e a participação no chamado Fundo Internacional para a Ucrânia", disse.

"É uma verba global, que será destinada para várias componentes de equipamentos e apoio ao processamento destes apoios, que vai sendo gerido ao longo do ano, a sua alocação em concreto, pelo Ministro da Defesa, também em concertação com os parceiros aliados", acrescentou.

[Notícia atualizada às 16h40]

Leia Também: Aliados vão enviar força europeia em caso de paz na Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas