Instituição de apoio à deficiência quer estender-se a Santo Tirso
A Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente (CAID), com sede em Santo Tirso, quer estender a sua ação à parte nascente do concelho, onde "faltam respostas para a área da deficiência", disse hoje o seu presidente.
© Reuters
País Cooperativa
Atualmente, a CAID tem o seu Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) lotado, sendo que o mesmo, referiu o presidente da direção, Alberto Costa, "está concentrado sobretudo em Santo Tirso, faltando resposta noutras partes do concelho".
"Um dos nossos grandes projetos é esse: fazer um CAO na zona nascente. E talvez se venha a concretizar pois há a possibilidade da CAID poder usar a sede da antiga Junta de Freguesia de S. Salvador do Campo, aproveitando um espaço em boas condições que agora está desocupado", descreveu.
O presidente desta instituição não conseguiu, no entanto, precisar datas para o arranque deste projeto, mas apontou que o mesmo está pensado para acolher entre 20 a 30 utentes o que não significa ainda a colmatação total de uma lista de espera "extensa".
Já quanto a outro dos projetos da CAID, as residências autónomas onde vivem pessoas com deficiência que não têm retaguarda familiar, Alberto Costa precisou que estas vão ser em breve "multiplicadas" graças à cedência de duas habitações localizadas na freguesia de Areias pela câmara municipal.
Assim, atualmente a CAID tem seis utentes a viver nas residências existentes e esta resposta passará para 12, crê Alberto Costa que "até ao final do ano se tudo correr bem".
O projeto está a ser feito com o auxílio de técnicos da autarquia e rondará os 20 mil euros, estando em causa as adaptações dos espaços à legislação atual e às necessidades dos utentes.
Em nota remetida às redações, a câmara de Santo Tirso refere que a cedência das habitações é feita em regime de comodato e o presidente da autarquia, o socialista Joaquim Couto, desafia "a sociedade civil a organizar-se no sentido de desenvolver esforços com vista ao lançamento das sementes para a construção de um novo equipamento para a deficiência noutra zona do concelho".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com