Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Tribunal condena Duarte Lima e quatro outros arguidos

No caso Homeland, o Tribunal de Relação condenou esta sexta-feira Duarte Lima a sete anos de prisão por branqueamento de capitais e seis anos por burla qualificada, tendo ficado dez anos de prisão efetiva por cúmulo jurídico. Também os advogados João de Almeida e Paiva e Pedro de Almeida e Paiva, Francisco Canas e Vítor Raposo foram condenados. Já Pedro Lima, filho de Duarte Lima, foi absolvido, noticia a SIC Notícias.

Tribunal condena Duarte Lima e quatro outros arguidos
Notícias ao Minuto

18:34 - 28/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Homeland

O tribunal deu como provado que o ex-deputado do PSD, Duarte Lima, transferiu 3 milhões de euros para contas na Suíça, de forma ilícita. E por isso, foi condenado a dez anos de prisão por burla qualificada e branqueamento de capitais .

A juíza Filipa Valentim Lima indicou que Duarte Lima e o empresário Vítor Raposo, também arguido no caso Homeland, e condenado a seis anos de prisão, enganaram o BPN sobre o valor dos terrenos de Oeiras, pedindo 20 milhões de euros quando na realidade o seu valor era de 5 milhões.

O seu filho, que fazia parte do processo, foi absolvido e os advogados João Almeida e Paiva condenado a uma pena de quatro anos de prisão efetiva por um crime de burla qualificada e um crime de falsificação de documentos, já Francisco Canas, conhecido como o 'Zé das medalhas', foi condenado a quatro anos de pena efetiva por um crime de branqueamento de capitais. Pedro Almeida e Paiva foi condenado a dois anos e seis meses de prisão por um crime de burla qualificada e um de falsificação de documentos, embora a pena possa ser suspensa se pagar 50 mil euros ao Instituto Português de Oncologia.

O ex-dirigente social-democrata Duarte Lima vai ter de pagar ainda uma indemnização de 18 milhões de euros à Parvalorem.

Duarte Lima sempre alegou a sua inocência e ainda esta tarde, no Campus da Justiça, reafirmou que era inocente e que esperava uma “absolvição”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório