O Governo estará ainda em negociações para fazer baixar o preço de um medicamento essencial para quem tem hepatite C. O sofosbuvir ainda só chegou a 67 doentes, mas o plano inicial era de que até ao final do ano mais de cem pessoas pudessem ter acesso a este tratamento.
Com uma taxa de eficácia contra a doença que chega aos 90%, há neste momento 120 doentes que estão em ensaios clínicos para receber o fármaco. O principal entrave será o preço, uma vez que o último valor conhecido, explica o DN, do custo total com este medicamente ascendia aos 42 mil euros.
Os critérios para acesso ao medicamento foram estabelecidos pelo Infarmed, estando este acessível através de autorização de utilização excecional, uma vez que o sofosbuvir está aprovado mas ainda não tem comparticipação estabelecida. Assim apenas doentes de primeira e segunda linha que não tenham mais resposta veem o medicamento ser-lhes recomendado.
Entretanto, continuam as diligências para fazer baixar os custos, uma vez que o tratamento implica 12 semanas, sendo necessário desembolsar 3500 de cada vez.