Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 26º

Relatório defende revisão dos cuidados de saúde em prisão

O Observatório dos Direitos Humanos (ODH) considera que a prestação de cuidados clínicos no Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, no concelho de Alcoentre, deve ser revista urgentemente.

Relatório defende revisão dos cuidados de saúde em prisão
Notícias ao Minuto

14:43 - 30/03/15 por Lusa

País Vale de Judeus

"À luz do exposto, parece clara a emergência de revisão dos comportamentos a prestar pelos agentes destacados para o Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, com particular atenção para o seu pessoal clínico", refere um relatório do ODH, intitulado "direito à saúde de pessoas reclusas em estabelecimento prisional".

O relatório foi feito após o ODH ter recebido algumas queixas relacionadas com o direito à saúde dos reclusos no estabelecimento prisional de Vale de Judeus, no concelho de Alcoentre, entre os finais de 2013 e os princípios de 2014.

No seguimento dessas "graves insuficiências dos cuidados de saúde" em Vale dos Judeus, um recluso sofreu um AVC que o paralisou parcialmente, outros dois vieram a falecer, apesar de se andarem a queixar há quase um mês sem serem atendidos, e muitos outros padecem de micoses e outras doenças que não são tratadas devidamente, arrastando-se no tempo e causando sofrimento desnecessário, refere o ODH.

No relatório, o Observatório refere que "os factos aduzidos vão contra todos os preceitos enunciados e contra a deontologia mais elementar da classe".

"Os reclusos referidos, entre outros que estarão em situações similares, dentro ou fora desta instituição, merecem, como qualquer outro cidadão, que seja respeitado o seu direito à proteção da saúde e, consequentemente, à integridade física e psíquica e à vida", refere o documento, sublinhando que o conjunto das situações relatadas, "ser verdade, constitui violação grosseira do direito à saúde dos reclusos" afetados na prisão de Vale dos Judeus.

O ODH entende ainda que, chegando estes factos ao conhecimento das autoridades, as mesmas devem procurar efetivar a responsabilidade penal, contraordenacional, civil ou disciplinar daqueles que violaram o direito à saúde destes reclusos, em conformidade com o previsto na lei.

O ODH interpelou o Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus e a Direção Geral da Reinserção e Serviços Prisionais para se pronunciarem sobre os factos denunciados, mas não recebeu qualquer resposta das mesmas no prazo concedido.

O Observatório dos Direitos Humanos é uma frente de ação interassociativa que contribui para a denúncia das violações dos direitos fundamentais em Portugal, bem como para a proteção e promoção dos direitos humanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório