Portugal na cauda da Europa no que respeita à ferrovia
Estudo da Boston Consulting Group repete classificação ao sector ferroviário português de 2012. Os comboios lusos estão na penúltima posição em termos europeus, dá conta o Expresso.
© Reuters
País BCG
Três anos depois a classificação atribuída a Portugal no que diz respeito ao setor ferroviário mantêm-se inalterada. Os comboios portugueses estão classificados como a segunda pior ferrovia em termos europeus, a mesma posição ocupada em 2012.
Segundo o estudo '2015 European Railway Performance Index: Exploring the link between performance and public cost', realizado pelo Boston Consulting Group, entre os parâmetros analisados - frequência da utilização, da qualidade e da segurança da infraestrutura ferroviária – Portugal mantém-se na cauda da Europa.
A análise efetuada pela empresa estabelece uma correlação entre a eficiência do sector ferroviário e os fundos públicos adjudicados pelos respetivos países na gestão da infraestrutura, conclui-se que "a afetação de subsídios apresenta correlação direta com o desempenho do sistema ferroviário", refere o partner sénior da BCG, Sylvain Duranton, co-autor do relatório final.
"Nos sistemas ferroviários nacionais europeus, os subsídios públicos proporcionam os fundos essenciais para apoiar a manutenção da infraestrutura e as operações de transporte de passageiros e de carga", refere o responsável da BCG, citado pelo Expresso.
De referir que no topo da tabela de desempenho encontra-se o grupo de seis países com melhor sistema ferroviário, que, segundo a BCG, são a Suíça, a Suécia, a Dinamarca, França, Finlândia e Alemanha.
Na parte inferior da pirâmide encontram-se dez países que, com Portugal, que ocupa o penúltimo lugar, são respetivamente Eslovénia, Irlanda, Lituânia, Hungria, Letónia, Eslováquia, Roménia, Polónia e Bulgária.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com