Cortejo deixou 20 toneladas de resíduos nas ruas de Coimbra
O cortejo da Queima das Fitas de Coimbra, que desfilou na tarde de domingo, deixou cerca de 20 toneladas de resíduos sólidos nas ruas da cidade, disse hoje o vereador da Câmara Carlos Cidade.
© Global Imagens
País Queima das Fitas
"Embora o apuramento definitivo só seja conhecido hoje à noite, já é possível concluir que após o cortejo de ontem [domingo] foram recolhidas cerca de vinte toneladas de resíduos", revelou o vereador responsável pelo pelouro do ambiente, parques e jardins.
Este volume de lixo representa uma redução de cerca de uma tonelada e meia em relação ao cortejo de 2014, sublinhou Carlos Cidade, que falava hoje durante a sessão quinzenal do executivo camarário.
Além disso, "este ano também foi menor a quantidade de garrafas de vidro" e sobretudo de "garrafas partidas", sublinhou o autarca, adiantando que o vidro foi objeto de recolha seletiva, ao contrário daquilo que vinha sendo habitual.
A recolha de resíduos, desencadeada imediatamente a seguir à passagem do cortejo de domingo, que incorporou 92 carros alegóricos, envolveu "17 meios mecânicos e 68 pessoas", adiantou o vereador, salientando "o grande esforço e trabalho célere e eficaz" das equipas de operacionais envolvidas na recolha do lixo.
A diminuição do volume de resíduos deixados nas ruas da cidade durante o cortejo da Queima das Fitas deste ano deve-se essencialmente aos efeitos das campanhas de sensibilização nesse sentido, que têm vindo a ser promovidas, junto dos estudantes e público que participa na festa dos estudantes, designadamente no cortejo, por entidades como o 'Movimento não lixes o Mondego', sustentou Carlos Cidade.
Aquele movimento ambientalista iniciou no dia 08 de maio uma campanha de sensibilização com o objetivo de "reduzir a poluição criada durante a semana da Queima das Fitas", subordinada ao slogan "A Coimbra chegou uma nova tradição... Não atirar lixo para o chão!".
A edição deste ano da Queima das Fitas de Coimbra decorre entre 08 e 15 de maio, com concertos, todas as noites, na Praça da Canção.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com