Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Não queremos SAP e não vamos abri-los"

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) apresenta, esta quarta-feira, um relatório sobre a avaliação do sistema de saúde português.

"Não queremos SAP e não vamos abri-los"
Notícias ao Minuto

08:11 - 27/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Leal da Costa

O relatório da OCDE relativamente ao estado da saúde em Portugal é apresentado apenas esta quarta-feira, mas o Diário de Notícias já conhece algumas das conclusões.

Posto isto, a publicação confrontou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Leal da Costa, com algumas das sugestões feitas pelo organismo internacional.

No que diz respeito às unidades de saúde familiar (USF), a OCDE sublinha a continuidade do crescimento destas unidades, o que é confirmado por Leal da Costa.

“O número de USF não tem parado de crescer e vai continuar a crescer. Desde julho de 2011 abrimos 117 novas USF, melhor do que os objetivos que o PS enunciou de abrir 100 em quatro anos”, apontou.

Questionado sobre os Serviços de Apoio Permanente (SAP) dos Centros de Saúde, mais conhecidos por urgências, Leal da Costa considera que a “OCDE não defende novos SAP”.

E mais. O número dois do ministro da Saúde garante ainda que “não os queremos e não vamos abri-los”, lembrando que foram “parcialmente encerrados pelo professor Correia de Campos, um distinto socialista, e fez bem”.

O responsável revelou ainda que “a partir de julho irá haver a divulgação de indicadores de desempenho clínico” e só então será estudada a “melhor forma de casar os indicadores com retribuição institucional ou pessoal com o desempenho”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório