Água com limão faz (mesmo) bem à saúde
“Além de ser um desintoxicante natural, a água com limão deixa a pele radiante, graças à vitamina C que contém, que participa na síntese de colagénio”, explica Lillian Barros, nutricionista clínica do Hospital Lusíadas Albufeira.
© PixaBay
Lifestyle Dieta
Beber diariamente um copo de água morna com gotas de limão em jejum ajuda a eliminar as toxinas acumuladas durante a noite, a equilibrar o ph do nosso organismo, ajuda a fazer a digestão e melhora o funcionamento intestinal regular.
“O nosso corpo é ele mesmo capaz de desintoxicar através da função de diferentes órgãos como é o caso dos rins, intestinos ou fígado. A alimentação é contudo responsável por fornecer a matéria-prima ao organismo, que de uma forma geral, e estes mesmos órgãos, em particular, necessitam para trabalhar de forma eficiente”, explica Lillian Barros, nutricionista clínica do Hospital Lusíadas Albufeira, num comunicado enviado às redações.
E acrescenta que, “por si só este hábito já ajuda a consumirmos pelo menos mais um copo de água por dia.” Hábito que é muitas vezes negligenciado por esquecimento e por falta de rotina.
Ao não beber água “obrigamos o nosso organismo a concentrar a urina, dificultando o trabalho natural dos órgãos responsáveis pela eliminação, neste caso em particular os nossos rins”, sublinha a nutricionista.
O limão é uma fruta rica em vitaminas e minerais como tiamina, riboflavina, magnésio, fósforo, cálcio e potássio. “Além de ser um desintoxicante natural, a água com limão deixa a pele radiante, graças à vitamina C que contém, que participa na síntese de colagénio”, conclui a nutricionista.
Ainda assim recorda que algumas pessoas podem ser sensíveis ou alérgicas ao limão, pelo que podem sentir desconfortos gastrointestinais ou problemas na pele como dermatite. Nesses casos, deve suspender a toma de água com limão e recorrer ao médico ou nutricionista.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com