Cerveja é a bebida alcoólica mais consumida pelos jovens portugueses
O psiquiatra Domingos Neto alertou esta quinta-feira que a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida pelos jovens portugueses, razão pela qual considera não fazer sentido impor um limite de idade diferente para o seu consumo.
© DR
País Psiquiatra
“O álcool é todo igual e o álcool que é mais consumido pelos jovens é a cerveja. Que é uma bebida forte per si e cria hábitos alcoólicos persistentes e duradouros. Esta divisão da lei não faz sentido”, declarou à agência Lusa Domingos Neto.
O alcoologista falava a propósito da nova lei do álcool, que será hoje discutida em Conselho de Ministros e que deverá aumentar a idade mínima da venda e consumo de bebidas espirituosas para 18 anos, mantendo-a nos 16 anos nos casos do vinho e da cerveja.
Para Domingos Neto, esta divisão entre cerveja, vinho e bebidas espirituosas não tem lógica nem do ponto de vista pedagógico: “dá uma ideia de que há um álcool bom e um álcool mau, o que não é verdade”.
Além disso, o especialista considera que esta distinção pode dar a noção de que a cerveja “é uma espécie de álcool fraquinho ou que se bebe pouco”, uma ideia igualmente errada.
Também o presidente do SICAD, antigo Instituto da Droga e da Toxicodependência, já tinha alertado para um excessivo consumo de cerveja por parte dos jovens.
Numa entrevista à Lusa no final do ano passado, João Goulão reconheceu que os jovens estão a beber mais álcool, mas apanham cada vez menos bebedeiras, porque regressaram à cerveja e repartem o consumo por vários dias da semana.
O responsável apontou para uma mudança de padrão no consumo jovem, com uma diminuição do consumo de bebidas espirituosas e das bebedeiras pontuais e um aumento do consumo de cerveja de forma mais regular.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com