Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Houve uma "progressiva melhoria do estado de saúde da população"

Quem o diz é o novo ministro da Saúde Feranando Leal da Costa.

Houve uma "progressiva melhoria do estado de saúde da população"
Notícias ao Minuto

10:06 - 03/11/15 por Notícias Ao Minuto

País Leal da Costa

Fernando Leal da Costa não tem dúvidas de que ainda há muito a fazer no que ao estado de saúde da população diz respeito, no entanto, lembra que nem tudo depende do Sistema Nacional de Saúde.

Em entrevista ao Diário Económico e a propósito do relatório divulgado sobre os números da diabetes em Portugal, o ministro da Saúde reconhece que houve uma “progressiva melhoria do estado de saúde da população”, mas tal não significa que a missão esteja cumprida.

“Ainda há espaço para melhorar e isso será conseguido através de uma maior prevenção primária e da generalização do acesso a médicos de família”, explica.

Mas esta prevenção primária está também dependente da ida dos utentes ao médico, refere Leal da Costa que assegura que “a ausência de diagnóstico resulta da não procura de cuidados médicos”.

“Há cerca de dois milhões de pessoas que, mesmo tendo médico de família atribuído, não vão a uma consulta anual no SNS e, muitas delas, provavelmente não visitam outro médico”, aponta.

Ainda assim, refere o ministro, é importante “continuar a batalha na promoção da alimentação saudável e no exercício físico para contrariar a tendência, mundial, de crescimento da diabetes”, conclui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório